articulação pollítica

Ciro Gomes descarta candidatura ao Governo do Ceará e endossa nome de Roberto Cláudio

Por Redação - Em 29/05/2025 às 5:52 PM

Jcrz Abr 1408183125df

Diante das especulações envolvendo seu nome, Ciro Gomes descartou candidatura ao Governo do Estado em 2026 

Ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta quarta-feira (28) que não será candidato nas eleições de 2026, afastando especulações sobre uma possível disputa ao cargo do Executivo cearense. Durante uma palestra realizada em Brasília, Ciro disse não ter intenção de retornar ao confronto nas urnas. E bem ao seu estilo, disparou:  “Não pretendo mais incomodar os eleitores. Agora sou consultor e influencer”, brincou.

Mesmo em tom descontraído, a fala foi uma resposta direta às inúmeras especulações sobre seu papel no xadrez político cearense e também nacional, envolvendo uma possível candidatura ao Palácio da Abolição ou mesmo à Presidência da República. Ciente de seu capital político, no entanto, mandou um recado aos adversários e reiterou apoio ao ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que se desfiliou oficialmente do PDT nesta quinta-feira (29) e é apontado como um dos nomes fortes da oposição para enfrentar o governador Elmano de Freitas (PT) na disputa de 2026.

“Para governador, eu estou apoiando o quadro mais preparado, que é o Roberto Cláudio”, disparou Ciro.

Nos bastidores, a possibilidade de Ciro disputar novamente o Executivo estadual chegou a ser cogitada com força nos últimos meses. A hipótese foi ventilada no início de maio, durante encontro de lideranças oposicionistas na Assembleia Legislativa do Ceará. A movimentação foi bem recebida por setores da oposição, que veem em Ciro um nome com densidade eleitoral e trajetória política consolidada.

A saída de Cláudio do PDT, anunciada após reunião com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, é interpretada como um movimento estratégico diante da reorganização partidária e da busca por alianças que viabilizem uma candidatura competitiva de oposição ao Governo do Estado. Sem partido atualmente, o ex-prefeito articula novas filiações e conversas com outras siglas do campo não governista.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder