Pleito 2026

Ciro Gomes encerra ciclo presidencial e avalia cenário político como “maluquice”

Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/09/2025 às 6:04 PM

Ciro Gomes (3)

Ciro Gomes (3)

Ciro Gomes (PDT) afirmou que não pretende voltar a disputar a Presidência da República. “Não quero mais ser candidato, não. Não quero mais importunar os eleitores”, declarou em entrevista à rádio Itatiaia, nessa quinta-feira (18), após participar de uma palestra em evento universitário na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Ciro concorreu pela quarta vez ao Palácio do Planalto em 2022, apresentando-se como alternativa à polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No entanto, terminou em quarto lugar, com 3% dos votos válidos, atrás de Simone Tebet (MDB). Em campanhas anteriores, chegou a 10,9% e 11,9% dos votos em 1998 e 2002, pelo PPS, e alcançou 12,4% em 2018, já no PDT.

Críticas ao cenário político

Questionado sobre o pleito de 2026, Ciro disse não enxergar nomes capazes de solucionar os problemas do país. “Cada vez que me candidatei, eu tinha capacidade, sabia que dava conta de resolver o problema. Hoje, tenho dúvidas se alguém tem capacidade de resolver o tamanho do abacaxi que essa maluquice de Lula e Bolsonaro produziu no País”, declarou.

Passos futuros

Apesar de aliados sugerirem que ele se lançasse como o principal nome da oposição a Lula diante da divisão de governadores da direita, Gomes reforçou que a decisão de não disputar novas eleições não é recente.

Em dezembro de 2023, em entrevista à GloboNews, já havia dito que não desistiu, mas foi “desistido” e que “dificilmente” voltaria a concorrer à Presidência. “Eu vou seguir lutando, mas disputar eleição não quero mais não”, falou na ocasião.

Ciro Gomes tem sido sondado por partidos como PSDB e União Brasil, mas ainda não indicou mudança de legenda.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder