Acordo Internacional

Com adesão ao Pacto de Milão, Fortaleza amplia compromisso com alimentação saudável e sustentável

Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/10/2025 às 5:40 PM

Pactomilao1

A primeira-dama, Cristiane Leitão, representou o prefeito Evandro no evento. Fotos: Reprodução/Instagram

Fortaleza passou a integrar oficialmente a rede global de cidades signatárias do Milan Urban Food Policy Pact (Pacto de Política de Alimentação Urbana de Milão – MUFPP). A assinatura ocorreu nesta quarta-feira (15), na cidade italiana de Milão, com a presença da primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, e da coordenadora da Primeira Infância, Lídia Lourinho, que representaram o município no evento.

Cristiane Leitão ressaltou que a adesão está alinhada ao Plano Fortaleza Inclusiva e que a “assinatura representa mais um passo para colocar Fortaleza de volta no mapa das cidades referência em cuidado com a primeira infância, inclusão e segurança alimentar”.

A coordenadora Lídia Lourinho completou afirmando que a medida reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento infantil, pois entende que “investir na infância é investir em uma cidade mais humana e sustentável”. 

Durante o evento, Fortaleza foi destaque ao compartilhar as ações de reestruturação da alimentação escolar e por ampliar o acesso também para professores e servidores.

Pacto de Milão

Criado em 2015 durante a Expo Milão, o Pacto reúne mais de 310 cidades em cinco continentes, comprometidas em transformar seus sistemas alimentares, tornando-os mais sustentáveis, inclusivos e resilientes. Entre os compromissos estão garantir o direito à alimentação adequada, promover dietas saudáveis, valorizar a agricultura familiar, reduzir o desperdício de alimentos e integrar políticas de saúde, educação e meio ambiente.

A aproximação de Fortaleza com o Pacto começou durante a 2ª Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar, realizada no Ceará, onde a cidade apresentou suas boas práticas em alimentação e desenvolvimento infantil.

Em agosto, o prefeito Evandro Leitão (PT) implantou um novo cardápio nas mais de 620 escolas da Rede Municipal, com melhorias nutricionais, inclusão de proteínas em todas as refeições, mais frutas e hortaliças e valorização de alimentos regionais.

Ações futuras

Com a adesão ao Pacto, Fortaleza passa a integrar a iniciativa Cidades Alimentando o Futuro, que atua em seis eixos estratégicos: governança, nutrição, equidade, produção, abastecimento e combate ao desperdício. A participação trará oportunidades de capacitação técnica, intercâmbio de experiências e fortalecimento das políticas alimentares.

O acordo também incentiva ações de redução do desperdício, como o aproveitamento integral de ingredientes e a doação de excedentes, contribuindo para uma cidade mais justa, saudável e sustentável.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder