
Aposentados e pensionistas
Com aval de Alcolumbre, Senado cria CPMI para investigar fraude bilionária no INSS
Por Aflaudisio Dantas - Em 18/06/2025 às 12:26 AM

Alcolumbre
O Congresso Nacional deu o primeiro passo para investigar o esquema de fraudes bilionárias contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante sessão conjunta realizada nesta terça-feira (17), o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), leu o requerimento que oficializa a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar os descontos ilegais nas folhas de pagamento de benefícios.
O requerimento, identificado como RQN 7/2025, foi apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT). A proposta reuniu as assinaturas de 223 deputados e 36 senadores, número superior ao mínimo exigido (171 deputados e 27 senadores).
Agora, as bancadas e blocos partidários terão que indicar os membros que irão compor a comissão, respeitando o critério de proporcionalidade entre os partidos. Ao todo, a CPMI contará com 15 senadores e 15 deputados titulares, além de seus respectivos suplentes. O prazo inicial para os trabalhos será de 180 dias.
Supostas fraudes
A CPMI nasce em meio a uma série de investigações conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que apontaram, em abril, a existência de um esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários entre os anos de 2019 e 2024. Segundo estimativas preliminares, os desvios podem ultrapassar os R$ 6,3 bilhões.
Mais notícias


Programação musical
