Disputa pelo Paço

Com Evandro Leitão presente, Elmano faz aceno pró-Luizianne para a Prefeitura em 2024: “Há de voltar”

Por Redação In Poder - Em 08/05/2023 às 1:13 PM

Elmano, Evandro E Luizianne

Cotado para disputar a Prefeitura no próximo ano, Evandro Leitão também participou do evento e foi mencionado pelo governador de forma mais tímida. Foto: Divulgação / Governo do Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que a deputada federal cearense Luizianne Lins (PT) “há de voltar” para comando da Prefeitura de Fortaleza. A declaração foi dada no sábado, 6, durante entrega de títulos urbanos de regularização fundiária, realizada no Centro de Eventos. O evento contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), apontado como pré-candidato ao Paço Municipal em 2024.

“Saudar a minha querida deputada e ex-prefeita dessa Cidade, do povo mais humilde dessa terra, nossa querida deputada e ex-prefeita, Luizianne de Oliveira Lins, a quem tive muito orgulho de servir como secretário, ela como prefeita, que aqui fez moradia, reforma da casa, entrega do papel da casa, fardamento das crianças, passagem congelada dos ônibus. Mas há de voltar para que a gente possa ter melhores dias em Fortaleza”, disse o chefe do Palácio da Abolição.

Elmano foi secretário de Luizianne quando ela esteve no executivo da Capital. O sentimento entre os dois perpassa o lado profissional. Eles são amigos de longa data e possuem o mesmo tempo de Partido dos Trabalhadores, ambos se filiaram juntos em 1989.

A influência da “Loura” teve reflexo na escolha do secretariado do petista. Dois nomes ligados a deputada federal foram emplacadas na gestão de Elmano: Waldemir Catanho (Articulação Política) e Mitchelle Meira (Cidadania e Diversidade).

No mesmo evento, Elmano fez apenas menção tímida ao presidente da Alece. “Queria saudar o nosso presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão”, afirmou o governador.

Mas o que Evandro tem haver?

A sinalização de Elmano pró-Luizianne bagunça o tabuleiro do pleito do próximo ano. Isto porque o Evandro está insatisfeito dentro do PDT e rumores sobre sua saída do partido brizolista aumentaram nas últimas semanas. Assim, em outra legenda, ele poderia se candidatar à Prefeitura.

Uma das possibilidades é o próprio PT. Líder do partido na Alece, o deputado De Assis Diniz (PT) convidou publicamente Evandro para integrar um dos quadros do partido. O cenário, caso venha acontecer, poderia angariar endosso de grandes nomes do PT como o ministro da Educação, Camilo Santana e do governador Elmano.

Mas ter um candidato em Fortaleza que não seja Luizianne parece ser uma missão improvável. A única eleição que ela não concorreu, desde que deixou o comando do Paço, foi em 2012. Na ocasião, com dois mandatos cumpridos, a “Loura” lançou Elmano como seu candidato à sucessão. O pleito foi vencido por Roberto Cláudio. Desta forma, caso Evandro venha a se filiar ao PT, terá concorrência quase que implacável de Luizianne.

A saída para o pedetista disputar a preferência do fortalezense seria rumar para outro partido. O Podemos, presidido agora pelo ex-pedetista e prefeito de Aracati, Bismarck Maia, e o Republicanos, do ex-senador Chiquinho Feitosa, estão entre as legendas que podem abraçar Evandro numa empreitada rumo ao Paço.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder