articulação política

Com foco em São Paulo, PSD exibe apoio à gestão Tarcísio de Freitas em campanha institucional

Por Marlyana Lima - Em 16/06/2025 às 1:21 AM

Tarcio De Freitas

Tarcísio de Freitas é citado na nova campanha partidária do PSD com foco em São Paulo- Foto: Agência Brasil

Em um movimento que evidencia as complexas articulações da política brasileira, o PSD, partido com três ministros no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu reforçar publicamente sua aliança com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e potencial adversário de Lula na eleição presidencial de 2026.

Ao longo desta semana, de 16 a 27 de junho, o partido exibirá sete inserções na TV voltadas ao público paulista. Em cinco delas, o nome e a imagem de Tarcísio serão destacados como símbolo da parceria administrativa entre o governo estadual e o PSD.

As peças de comunicação mostram o governador em ações de governo, como obras e inaugurações, com mensagens que destacam o papel do PSD na gestão paulista. O encerramento de várias inserções reforça o slogan: “Governo de São Paulo e PSD, uma parceria que leva São Paulo adiante.”

Marketing eleitoral antecipado

O movimento é visto por analistas como uma antecipação da construção de palanques para as eleições de 2026, quando Tarcísio pode tentar a reeleição ou lançar-se como nome da direita à Presidência da República.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ocupa atualmente o cargo de secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, sendo um dos principais articuladores políticos da gestão Tarcísio. Kassab já declarou acreditar que o governador buscará a reeleição em 2026, mas não descartou a possibilidade de apoio a uma eventual candidatura presidencial.

A decisão do PSD de destacar Tarcísio em seu programa partidário chama ainda mais atenção pelo fato de o partido integrar a base do governo Lula em Brasília. Atualmente, a legenda comanda três ministérios estratégicos: Agricultura (Carlos Fávaro), Minas e Energia (Alexandre Silveira) e Pesca (André de Paula).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder