€ 8 milhões

Com parecer de Cid Gomes, Senado autoriza financiamento para combate à fome no Ceará

Por Julia Fernandes Fraga - Em 10/09/2025 às 6:34 PM

Cid Gomes

Sessão desta quarta, 10, aprovou empréstimo, em euros, ao Estado do Ceará. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) a contratação de um empréstimo de 8 milhões de euros junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para o Estado do Ceará. Os recursos serão destinados a ações de combate à fome e à pobreza extrema no meio rural.

A matéria, identificada como PRS 42/2025, foi votada em regime de urgência após aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça-feira (9) e seguirá para promulgação.

O senador Cid Gomes (PSB-CE), relator da proposta, explicou que o financiamento vai custear o Projeto Paulo Freire II, que beneficia agricultores familiares e comunidades tradicionais no semiárido cearense. 

“O Projeto Paulo Freire II representa um avanço significativo na formulação de políticas públicas integradas para o semiárido, com enfoque territorial, inclusão social e inovação tecnológica”, destacou Cid em seu parecer, lido na CAE pela senadora Augusta Brito (PT-CE), recém-nomeada procuradora da Mulher na Casa.

O financiamento pelo Fida contará com contrapartida estadual de 2 milhões de euros, terá prazo de 18 anos e carência de até 42 meses. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder