gestão municipal

Com participação de Elmano e Camilo, Seminário de Gestores Públicos debate desafios para municípios do Ceará

Por Marlyana Lima - Em 16/06/2025 às 4:01 AM

Elmano E Camilo Mec

Governador Elmano de Freitas e ministro Camilo Santana participam da abertura do evento – Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (16), Fortaleza será o centro das atenções da gestão pública municipal, com a realização do XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2025. O evento, que acontece nos dias 16 e 17 de junho no Centro de Eventos do Ceará, já se consolidou no calendário político-administrativo do estado, reunirá prefeitos, parlamentares, gestores, técnicos e especialistas para debater os principais desafios e soluções voltadas à administração pública local.

A abertura oficial, na manhã dessa segunda, contará com a presença de nomes de peso da política cearense e nacional, como o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana.

Ao longo de dois dias, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, com painéis, palestras, oficinas e um espaço dedicado à apresentação de soluções para a gestão pública, o chamado “Espaço Soluções e Negócios”.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Júnior, um dos principais temas do evento será a inserção da tecnologia na gestão pública dos municípios cearenses.  Segundo ele, os avanços tecnológicos são fundamentais para tornar as gestões mais eficientes e transparentes, além de ajudar os gestores a evitar penalizações de órgãos de controle e a dar respostas mais claras à sociedade. “O gestor público hoje precisa mostrar com clareza onde está aplicando os recursos e quais os benefícios reais para a população”, afirmou.

Joacy Junior 3

Joacy Junior , presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece)

Entre os destaques do primeiro dia estão os debates sobre o uso de emendas parlamentares como fonte de financiamento municipal, que contará com a participação dos deputados federais José Guimarães (PT) e Danilo Forte (União Brasil). O tema da saúde pública, sempre sensível à realidade dos municípios, também terá espaço de destaque, com a presença da médica Virgínia Silveira, do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), além de uma apresentação de boas práticas pela prefeita de Pires Ferreira, Livia Marques.

A programação deste ano ganha um tom mais social e tecnológico. O painel “Mulheres no Protagonismo da Gestão” reunirá lideranças femininas como a senadora Augusta Brito (PT) e a prefeita de Tauá Patrícia Aguiar (PSD), enquanto o tema da inteligência artificial na gestão pública será discutido por especialistas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Câmara Municipal de Fortaleza.

Transparência, educação e sustentabilidade

O segundo dia (17) seguirá com discussões voltadas a transparência, segurança pública, políticas educacionais, financiamento público e desenvolvimento sustentável. Entre os palestrantes confirmados estão representantes de órgãos de controle e gestão como o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a Secretaria da Fazenda (SEFAZ-CE), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Caixa Econômica Federal.

Articulações políticas e institucionais

Tradicionalmente, o seminário também funciona como um espaço para articulação política e intercâmbio de experiências administrativas entre municípios de diferentes portes. Em um contexto de desafios fiscais, avanços tecnológicos e demandas sociais crescentes, o evento busca oferecer aos gestores ferramentas práticas e estratégicas para melhorar a prestação de serviços públicos no Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder