Movimentação política
Com possível aposentadoria de Cid Gomes, senadores do Ceará definem planos para 2026
Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/01/2026 às 12:22 PM

Girão, Augusta e Cid compõem a atual bancada cearense. Foto: Montagem
Com base em levantamento da Folha de São Paulo publicado nesse domingo (4), feito a partir de informações oficiais, assessorias de imprensa e declarações públicas dos parlamentares em exercício do mandato até 12 de dezembro de 2025, o cenário dos senadores cearenses para as eleições de 2026 começa a se desenhar, com indicações de aposentadoria política, mudança de cargo e pré-candidatura ao governo do Estado.
O destaque vai para o senador Cid Gomes (PSB-CE), de 62 anos, que está no fim do mandato e afirmou não pretender disputar a próxima eleição. Eleito senador uma única vez, o governador por dois mandatos sinalizou que deve se retirar das corridas eleitorais, movimento que coloca em xeque os apelos da base governista cearense para que permanecesse na disputa deste ano.
Também em fim de mandato, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) se apresenta como pré-candidato ao governo do Ceará, compondo a chapa oposicionista. Já a senadora Augusta Brito (PT-CE), suplente do ministro da Educação, Camilo Santana – eleito em 2022 e com mandato até 2031 – indicou que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Mais notícias
serviço de bordo

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)


























