Ato em Fortaleza
Com presença de Tasso Jereissati e aliados, Ciro Gomes oficializa filiação ao PSDB
Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/10/2025 às 5:14 PM

Ciro Gomes, Ozires Pontes e Tasso Jereissati durante ato de filiação ao PSDB nesta quarta, 22. Fotos: Reprodução/Instagram
O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, oficializou nesta quarta-feira (22) sua filiação ao PSDB, em evento realizado em Fortaleza. A cerimônia contou com a presença de lideranças da oposição ao governo estadual e marcou o retorno de Ciro ao partido, do qual fez parte na década de 1990, período em que foi eleito governador do estado.

O ex-prefeito José Sarto também se filiou à legenda tucana
A cerimônia registrou a presença de diversos políticos, dentre eles o ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati, líder do PSDB; o presidente do PSDB Ceará e prefeito de Massapê, Ozires Pontes; os ex-prefeitos de Fortaleza, Roberto Cláudio, que irá ao União Brasil, e José Sarto, que também se filiou ao PSDB e anunciou pré-candidatura à Câmara dos Deputados.
Além de nomes bolsonaristas, como o deputado federal e presidente do PL Ceará, André Fernandes (PL), e seu pai, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL); o ex-deputado e presidente do União Brasil, Capitão Wagner, incluindo ainda outros deputados, prefeitos e lideranças locais.
“Recomeço”
Em seu discurso, Ciro agradeceu “às lideranças que qualificam, nobilitam e põem em grande altitude a singeleza desse ato do meu recomeço de vida pública”. “E são lideranças muito importantes, queridas e respeitadas pelo Ceará”, completou.
Ele destacou ainda a importância da “reconciliação do país”, mencionando o desejo de contribuir para a reconstrução do PSDB e para a unificação das forças de oposição no Ceará.
Para tanto, Tasso Jereissati informou que Ciro assumirá a presidência estadual do PSDB, enquanto José Sarto comandará o diretório municipal do partido em Fortaleza.
Tasso indicou também que Ciro tem “duas missões neste momento importantíssimas e históricas, uma em nível nacional: o Ciro vai ajudar a reconstruir um partido que mais do que nunca é necessário ao Brasil, um partido de centro”; e a outra é a de “reconstruir no estado o orgulho de ser cearense”.
Nos bastidores, o nome de Ciro é cotado para disputar o governo do Ceará em 2026. Ele, por outro lado, afirma que Roberto Cláudio é quem “está pronto para ser o futuro governador”.
Oposição quer unidade
Questionado sobre a relação política com Ciro Gomes, o deputado André Fernandes esclarece que ele e “a maioria dos integrantes do PL tem sim divergências”. Mas que, no entanto, seria preciso “entender o momento”. “Hoje a gente está convergindo muito mais do que tendo divergência”, ressaltou.
- Ciro Gomes e Tasso Jereissati
- Ciro Gomes em filiação ao PSDB
- Roberto Cláudio
- Ciro Gomes assina filiação ao PSDB
- Marcelo Mendes, Queiroz Filho, André e Alcides Fernandes, Pedro Matos
- Filiação de Ciro Gomes ao PSDB
Mais notícias
Planos estratégicos


































