gestão pública
Conferência da Cidade marca etapa decisiva da revisão do Plano Diretor de Fortaleza
Por Marlyana Lima - Em 25/10/2025 às 5:45 PM

Participantes da Conferência da Cidade acompanharam a abertura do evento – Foto: Divulgação / Kiko Silva
O prefeito Evandro Leitão abriu, na sexta-feira (24), no Centro de Eventos do Ceará, a Conferência da Cidade do Plano Diretor Participativo e Sustentável de Fortaleza (PDPS) — um marco decisivo no processo de revisão do principal instrumento de planejamento urbano da capital cearense. O encontro, que se estende até domingo (26), representa a fase conclusiva de um amplo processo de escuta, diálogo e construção coletiva sobre o futuro da cidade.
Durante os três dias de evento (24, 25 e 26/10), será apresentada, debatida e votada a minuta de lei do novo Plano Diretor, resultado de três anos de trabalho técnico rigoroso e de uma extensa participação popular.
“A Conferência da Cidade simboliza um marco importante nesse processo de revisão do nosso Plano Diretor. Fortaleza mudou muito nos últimos anos, e é fundamental que o planejamento urbano acompanhe essa nova realidade. Construímos este plano de forma compartilhada, ouvindo a população e incorporando as contribuições feitas ao longo de três anos. O resultado é um documento que reflete o equilíbrio que queremos — uma Fortaleza sustentável, que preserve suas áreas verdes e seu patrimônio, mas que também promova desenvolvimento econômico e oportunidades para a nossa gente,” destacou o prefeito Evandro Leitão.
A Conferência reúne 596 delegadas e delegados, sendo 312 representantes da sociedade civil, 260 do poder público municipal e 24 delegadas natas do Núcleo Gestor, além de 60 observadores. As pessoas delegadas têm direito a voz e voto e representam diferentes setores e territórios da cidade, participando de grupos temáticos, plenárias e debates que poderão resultar em ajustes na minuta final do Plano. Os observadores, por sua vez, podem se manifestar uma vez nos grupos, mas não participam das votações.

Conferência acontece até domingo, no Centro de Eventos do Ceará
Fóruns Territoriais
A elaboração da minuta incorporou as contribuições de diversas etapas participativas, como os 39 Fóruns Territoriais realizados em abril, a Conferência da Cidade de Fortaleza sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, em junho, e as oito audiências públicas e quatro oficinas temáticas promovidas entre agosto e outubro de 2025.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), Artur Bruno, ressaltou que a proposta apresentada reflete as contribuições das comunidades e entidades que participaram do processo. “Delegados e observadores vão discutir e votar o texto que seguirá para apreciação na Câmara Municipal. Nosso objetivo é consolidar um plano inovador, sustentável e socialmente justo, que oriente o crescimento de Fortaleza de forma equilibrada e com prioridade para quem mais precisa,” afirmou.
Mais notícias
Suplente assume




























