Crescimento urbano
Conselho das Cidades confirma 6ª Conferência Nacional para fevereiro de 2026
Por Julia Fernandes Fraga - Em 23/10/2025 às 12:13 AM

Ministérios das Cidades conduzirá as atividades da conferência. Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Em reunião realizada na terça-feira (21), em Brasília, o Conselho das Cidades aprovou o calendário da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2026.
O encontro reunirá representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos sociais de todo o país para discutir propostas voltadas ao desenvolvimento urbano.
Originalmente prevista para outubro de 2025, a fase nacional foi adiada a fim de garantir ampla participação dos delegados eleitos nas etapas anteriores. Segundo o Conselho, a mudança também busca assegurar a qualidade das discussões que vão subsidiar as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), além de ajustar o evento à realidade financeira do Ministério das Cidades e ao calendário intenso de atividades.
Plano Diretor de Fortaleza entra em fase de aprovação com Conferência da Cidade neste mês
Etapas
A definição das datas marca a continuidade do processo iniciado com as conferências municipais. A etapa inicial envolveu mais de 1,8 mil municípios, podendo chegar a 2,1 mil após a validação pelas comissões organizadoras. Em seguida, foram realizadas as conferências estaduais, já concluídas em 24 estados e no Distrito Federal.
Maranhão e Santa Catarina, os dois faltantes, tem até 31 de janeiro de 2026 para encerrarem suas etapas.
Durante a reunião de 21 de outubro, os conselheiros também aprovaram a nova data da 59ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades, que será realizada de 3 a 5 de dezembro de 2025, em formato presencial.
Mais notícias
Suplente assume




























