Convocação em Pauta

CPI do Crime Organizado cancela sessão após ausência dos governadores do DF e do RJ

Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/02/2026 às 12:13 PM

Ibaneisrocha

Ibaneis Rocha já havia sinalizado o envio de representante; Cláudio Castro disse estar em agenda no exterior. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A CPI do Crime Organizado cancelou a sessão desta terça-feira (3) após a ausência dos governadores do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, que seriam ouvidos como convidados, sem obrigatoriedade de comparecimento.

Diante do episódio, o presidente da comissão, senador Fabiano Contarato (PT-ES), informou que vai pautar a convocação do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). A medida torna obrigatória a presença de um depoente à Comissão Parlamentar de Inquérito, sob pena de crime de responsabilidade, passível de abertura de pedido de impeachment.

A CPI havia reservado a semana para ouvir governadores sobre a atuação do crime organizado nos estados.

Justificativas

Anteriormente, Ibaneis Rocha havia informado que enviaria em seu nome o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, no entanto, quem compareceu foi o secretário-executivo da pasta, Alexandre Patury.

Além de Ibaneis, o depoimento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) também foi cancelado após o chefe do Executivo fluminense alegar agenda oficial no exterior.

Outras implicações

O relator da CPI, Alessandro Vieira (MDB-SE), defendeu a oitiva do governador Ibaneis, afirmando que, embora o DF tenha índices “controlados” de homicídio, Brasília concentra poder político e econômico e pode detalhar estratégias de combate ao crime organizado.

Além disso, Ibaneis é citado no escândalo do Banco Master, investigado por fraudes que podem chegar a R$ 17 bilhões. O Banco de Brasília (BRB) é apurado por tentativa de compra da instituição, que acabou liquidada pelo Banco Central, mas o governado nega irregularidades.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder