Decisão Iminente

Crise da Groenlândia leva União Europeia a avaliar retaliação e congelar acordo com EUA

Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/01/2026 às 5:42 PM

Iratxe García

Iratxe García é líder do partido S&D e mostrou posição enfática. Foto: Reprodução/Site S&D

A líder europeia do partido Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), Iratxe García, defendeu nesta terça-feira (20) a suspensão das negociações do acordo comercial entre União Europeia e Estados Unidos e pediu à Comissão Europeia que ative o Instrumento Anticoerção. Ela afirmou que é necessário proteger a integridade territorial da Groenlândia e destacou o apoio do Partido Popular Europeu (PPE) – de viés centro-direita – à suspensão.

A política argumentou que “no que diz respeito ao comércio, a Europa tem poder econômico e comercial e deve usá-lo”. García também defendeu ampliar alianças, citando o acordo Mercosul-UE como resposta ao unilateralismo de Trump.

A reação ocorre após Donald Trump anunciar tarifa de 10% — podendo chegar a 25% — contra países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que participaram de exercícios militares na Groenlândia, além de voltar a ameaçar anexar a ilha.

Nesta quarta- feira (21), deve ocorrer nova reunião na qual o Parlamento Europeu decide o futuro do acordo UE-EUA, sendo cogitada retaliação aos Estados Unidos com tarifas de até 93 bilhões de euros caso não haja avanço nas negociações.

União Europeia endurece posição contra tarifas de Trump e intensifica defesa da Groenlândia

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder