sem data definida
Crise interna adia eleição do PT em Minas após disputa judicial
Por Aflaudisio Dantas - Em 07/07/2025 às 10:48 AM

Dandara Tonantzin foi impedida de participar por problemas de logística, segunddo o PT Foto: Câmara dos Deputados
O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu adiar indefinidamente a eleição para presidência do diretório estadual em Minas Gerais, que estava marcada para este domingo (6). A mudança foi determinada após uma decisão da Justiça que garantiu a inclusão da deputada federal Dandara Tonantzin como candidata. Ela havia sido inicialmente barrada pela executiva nacional do partido por supostas pendências financeiras relacionadas ao pagamento de contribuições partidárias dentro do prazo estipulado pelo regimento interno.
A liminar concedida pela 17ª Vara Cível de Brasília é assinada pelo juiz Jerônimo Grigoletto Goellner que restabeleceu a candidatura de Dandara logo no sábado (5). A executiva nacional respondeu alegando “impossibilidade logística” para reimprimir e redistribuir as cédulas já preparadas e enviadas para mais de 700 municípios mineiros. Além disso, a decisão foi classificada como uma medida necessária para garantir tratamento equânime entre os concorrentes, sem prejuízos aos filiados.
A candidatura de Dandara Tonantzin havia sido inicialmente indeferida sob a justificativa de uma dívida de aproximadamente R$ 130 mil, referente a contribuições ao partido. A deputada, por sua vez, defendeu que o valor foi quitado dentro do prazo, mas que houve um problema bancário que gerou um estorno automático do pagamento. No mesmo documento em que obteve a liminar, ela apresentou comprovantes de quitação e denunciou supostas falhas no processo interno do PT que teriam violado o direito à igualdade na disputa.
Diante do impasse, a Secretaria Nacional de Organização do PT convocou uma reunião extraordinária do Diretório Nacional para a próxima terça-feira (8), às 17h, para debater tanto o adiamento quanto outros casos de judicialização envolvendo filiados. A nova data para a eleição em Minas Gerais ainda será definida nesse encontro.
O processo interno do PT ocorre por meio de voto direto dos filiados, que escolhem não apenas quem comandará o partido nacionalmente, mas também qual das principais correntes terá maior representação no diretório nacional.
Mais notícias
RESPONSABILIDADE SOCIAL

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























