Pré-Campanha

Deepfakes entram no radar do MP do Ceará para as eleições de 2026

Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/02/2026 às 4:01 PM

Mpce1

Membros e servidores da instituição passaram por workshop. Foto: Divulgação/Secom MPCE 

O Ministério Público do Ceará (MPCE) promoveu, nesta segunda-feira (02), na sede do órgão em Fortaleza, workshop voltado à preparação de membros e assessores que irão atuar nas eleições de 2026. A atividade foi organizada pelo Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel). 

Na abertura, o procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, destacou o papel das Promotorias Eleitorais na fiscalização do processo eleitoral. “O período eleitoral é sempre desafiador, mas tenho certeza de que, com a experiência desse grupo, o Ministério Público estará muito bem representado”, afirmou.

Pontos principais

O coordenador do Caopel, promotor de Justiça Igor Pinheiro, apresentou diretrizes sobre irregularidades na pré-campanha e informou que será disponibilizado um manual com orientações sobre ilícitos cíveis e criminais, incluindo recomendações específicas para o período de Carnaval. 

O evento também contou com palestras sobre propaganda eleitoral na internet e propaganda eleitoral antecipada, além da participação de membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Além desses, o procurador Regional Eleitoral, Celso Costa Lima Verde Leal, apontou como prioridades para o próximo pleito o combate ao uso de deepfake, aos abusos de poder político e econômico e à atuação do crime organizado no processo eleitoral.

O tema tem ganhado destaque no debate nacional diante do avanço do uso de ferramentas de inteligência artificial na produção de conteúdos falsos com potencial de influenciar o eleitorado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder