Crise Venezuelana
Delcy Rodríguez adverte María Corina Machado e defende inocência de Maduro
Por Suzete Nocrato - Em 12/02/2026 às 5:27 PM

Presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, lança alerta contra a líder da oposição, María Corina. Foto: Juan Barreto/AFP
Em sua primeira entrevista concedida a um veículo de imprensa internacional desde que assumiu o cargo, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, lançou um alerta contundente à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado. As declarações, feitas à emissora americana NBC News, e divulgadas nesta quinta-feira, 12, levantam dúvidas sobre as condições de segurança e sobre a possibilidade de Machado retornar ao país sul-americano.
Rodríguez questionou o histórico político da líder opositora, que tem manifestado o desejo de regressar à Venezuela após semanas nos Estados Unidos, onde esteve recentemente após receber o Prêmio Nobel da Paz em dezembro. “Em relação à sua vida, não entendemos por que há tanto alvoroço”, disse Delcy. “Quanto ao seu retorno ao país, ela terá que prestar contas à Venezuela. Por que ela pediu uma intervenção militar? Por que ela pediu sanções contra a Venezuela e por que ela comemorou as ações que ocorreram no início de janeiro?”, ressaltou.
María Corina Machado, que permanece nos Estados Unidos, expressou o interesse em voltar à Venezuela, mas ainda não definiu um cronograma para essa volta. O comentário de Delcy é interpretado por analistas como uma advertência explícita, que poderia afetar a decisão da opositora em regressar ao país diante de possíveis implicações legais ou políticas.
A entrevista de Rodríguez foi concedida em um momento de negociações e de maior visibilidade internacional sobre a situação política venezuelana. Trata-se apenas da segunda vez que o regime chavista concede espaço a um meio dos EUA desde a mudança de poder após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro.
Visita aos Estados Unidos
Delcy também abordou a possibilidade de visitar os Estados Unidos, algo que representaria a primeira visita oficial de um líder chavista a Washington em quase 30 anos.
— Fui convidada para os Estados Unidos e estamos considerando ir assim que estabelecermos cooperação e pudermos avançar com tudo — afirmou a presidente interina, mencionando uma reunião recente com o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, em Caracas.
Em sua entrevista à NBC News, Delcy Rodríguez também reafirmou sua posição sobre Nicolás Maduro, defendendo sua legitimidade apesar da controvérsia em torno das eleições e de sua detenção nos Estados Unidos. Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados em uma operação liderada por forças americanas no início de janeiro e agora enfrentam acusações criminais em Nova York relacionadas a tráfico de drogas, entre outras.”Posso afirmar isso como advogada, que é o que sou. O presidente Maduro e Cilia Flores, a primeira-dama, são inocentes”, declarou, reforçando a narrativa chavista de que sua liderança permanece legítima.
Mais notícias
Pacto institucional

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)






























