Operação interrompida
Deputada Luizianne Lins será deportada por Israel junto a ativistas da flotilha Global Sumud
Por Julia Fernandes Fraga - Em 02/10/2025 às 4:17 PM

A deputada federal Luizianne Lins será deportada pelo governo de Israel. Foto: Reprodução/Instagram
O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou, nesta quinta-feira (2), que deportará para a Europa todos os ativistas pró-Palestina da flotilha Global Sumud, entre eles a deputada federal cearense Luizianne Lins (PT) e a ativista sueca Greta Thunberg.
“Todos os passageiros estão seguros e com boa saúde. Eles estão a caminho de Israel, de onde serão deportados para a Europa”, publicou o ministério no X (antigo Twitter).
A flotilha, composta por mais de 40 embarcações, foi interceptada pela Marinha israelense na última terça-feira (1º), no Mar Mediterrâneo, quando seguia em direção à Faixa de Gaza. Israel afirma que nenhuma das embarcações conseguiu furar o bloqueio naval.
O Itamaraty reagiu, em nota, condenando à ação. “O governo brasileiro deplora a ação militar do governo de Israel, que viola direitos e põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica”, afirmou.
Segundo os organizadores, a Global Sumud levava ajuda humanitária e foi interceptada em águas internacionais. Além de Luizianne, ao menos outros dez brasileiros estavam a bordo. A parlamentar permanece incomunicável desde a operação.
- Greta Thunberg e Thiago Àvila também estão no grupo
- Tripulantes da Flotilha Global Sumud
Mais notícias
referência italiana






























