Diálogo Social
Deputado Guilherme Boulos será novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/10/2025 às 12:40 PM

Guilherme Boulos assume a vaga de Marcio Macêdo na Secretaria-Geral do Governo Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou, nessa segunda-feira (20), que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) assumirá o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, em substituição a Márcio Macêdo, que ocupava a função desde o início do governo, em janeiro de 2023. A motivação, segundo Macêdo, é a de que ele sai para ser candidato em 2026 pelo PT, enquanto Boulos não disputará as eleições.
Em publicação nas redes sociais, Guilherme Boulos confirmou e agradeceu o convite. “Agradeço ao presidente Lula pelo convite para ser ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”, escreveu.
O novo ministro completou dizendo que sua “grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro” e que “levará esse aprendizado agora ao Planalto”, “honrando a confiança de Lula com muito trabalho”.
A Secretaria-Geral é responsável pelo diálogo e articulação do governo com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, atuando como ponte entre o Executivo e diferentes setores da população.
Os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira, titular da Secretaria de Comunicação Social, também estiveram na reunião de escolha.
Trajetória e formação
Guilherme Boulos tem 43 anos e construiu uma trajetória marcada pelo ativismo urbano e pela militância social. Nascido em São Paulo, no bairro de Pinheiros, é filho dos médicos infectologistas e professores universitários Maria Ivete e Marcos Guilherme Boulos.
Aos 15 anos, quando decidiu estudar em uma escola pública, ingressou no movimento estudantil, criou um grêmio e passou a participar de atividades de militância.
Formou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), especializou-se em Psicologia Clínica pela PUC-SP e obteve o título de mestre em Psiquiatria também pela USP. Foi professor da rede pública e publicou livros como Por que ocupamos?, De que lado você está? e Sem Medo do Futuro.
Filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), ganhou projeção nacional ao disputar a Presidência da República em 2018, com Sonia Guajajara como vice. Foi candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024 e, em 2022, foi eleito deputado federal mais votado de São Paulo, com mais de 1 milhão de votos, o segundo maior número do país.
Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























