Saúde pública
Deputado Romeu Aldigueri propõe na Alece medidas contra bebidas adulteradas
Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/10/2025 às 6:42 PM

Deputado Romeu Aldigueri apresentará projetos em combate a bebidas adulteradas. Foto: Alece
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) anunciou que irá protocolar, na próxima segunda-feira (7), dois projetos de lei voltados à prevenção e combate da intoxicação por metanol.
De acordo com o parlamentar, o tema ganhou ainda mais urgência diante dos recentes casos registrados em São Paulo, que já resultaram em dezenas de internações e atingiram inclusive o cantor Hungria.
PLs previstos
O primeiro projeto obriga fornecedores de bebidas em eventos open bar a apresentarem laudos laboratoriais por lote, atestando a ausência de metanol.
Já a segunda proposta cria o Protocolo Estadual de Intoxicação por Metanol, que prevê a obrigatoriedade de UPAs e hospitais manterem antídotos em estoque e seguirem um padrão unificado de atendimento a pacientes.
“É preciso que tenhamos um protocolo estadual e nacional para garantir que hospitais e unidades de pronto atendimento estejam preparados. Também precisamos de leis mais seguras para fiscalizar casos de contaminação e adulteração de bebidas”, defendeu Aldigueri.
O deputado informou, ainda, que pretende envolver a Secretaria Estadual da Saúde, além de representantes de bares, restaurantes e distribuidores de bebidas, para discutir a implementação das medidas. “Vamos debater essas ideias sempre pensando na saúde da população e na prevenção”, concluiu.
Mais notícias
Impacto econômico




























