"Câmara pelo Brasil"
Deputados federais vão percorrer os estados em programa de aproximação com a sociedade
Por Julia Fernandes Fraga - Em 01/10/2025 às 6:20 PM

Hugo Motta lançou o programa nesta semana. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), apresentou o programa Câmara pelo Brasil, em cerimônia nessa terça-feira (30). O projeto visa fortalecer a relação entre o Parlamento, a sociedade civil e os gestores estaduais e municipais. Além de levar a pauta legislativa aos estados e ampliar a escuta das demandas regionais.
Segundo Motta, “a principal missão com o Câmara pelo Brasil é fazer com que a Casa, a pauta e a atividade parlamentar de todos os deputados e deputadas possam estar cada vez mais próximas à ponta, próximas à população, que é a maior responsável por estarmos aqui”, afirmou. Ele acrescentou que a expectativa é de que a interlocução com a sociedade torne as decisões mais assertivas.
O deputado concluiu argumentando que “o Câmara pelo Brasil será exitoso, [porque] todos nós compartilhamos o mesmo objetivo: construir um país mais justo, próspero e conectado às reais necessidades da população”.
Estrutura do programa
O Câmara pelo Brasil foi criado em julho e conta com um Comitê de Coordenação composto por cinco deputados, um de cada região do país. O colegiado é responsável por propor diretrizes, estratégias e cronograma de execução das ações. Também cabe ao grupo articular com bancadas estaduais e setores regionais, além de apresentar relatórios de atividades à Presidência.
O coordenador do comitê é o deputado Da Vitória (PP-ES), representante da região Sudeste. Os demais integrantes são:
Júnior Ferrari (PSD-PA) – Norte;
Leo Prates (PDT-BA) – Nordeste;
Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) – Centro-Oeste;
Toninho Wandscheer (PP-PR) – Sul.
Em entrevista à Rádio Câmara, o coordenador Da Vitória explicou que o grupo percorrerá os estados para receber demandas da sociedade e dialogar com comissões, líderes partidários e coordenadores das bancadas estaduais. “A gente precisa acelerar os projetos que vão alcançar a vida dos brasileiros, a gente precisa que políticas públicas importantes possam ser alcançadas por meio de proposições aqui nesta Casa, para podermos ter certeza de que estamos fazendo justiça com cada região, com cada estado, com cada município”, enfatizou.
Mais notícias
BC Protege+




























