Nota oficial

Diplomacia brasileira se opõe à pressão política e econômica dos EUA

Por Julia Fernandes Fraga - Em 10/09/2025 às 2:40 AM

Brasilia 60 Anos Itamaraty 0420202388 2

Itamaraty publicou nota à imprensa em resposta às recentes declarações estadunidenses. Foto: Governo Federal

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota na noite de terça-feira (9) para rechaçar as novas ameaças do governo de Donald Trump ao Brasil, feitas após a retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o comunicado oficial, publicado no site do Itamaraty, “o governo brasileiro condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia”.

O texto ressalta que “o primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos três Poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”.

A nota conclui afirmando que o país “repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais”.

Ameaças dos EUA

A reação do governo brasileiro seguiu a declaração da secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a qual disse que Trump está disposto a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, em referência a Bolsonaro, que caminha para ser condenado como líder da articulação golpista no STF.

Leavitt também afirmou que tarifas comerciais já foram aplicadas contra o Brasil devido a “obstrução de liberdade de expressão” e cerceamento das redes sociais.

Flávio Dino acompanha Moraes, mas defende penas mais duras para Bolsonaro e Braga Netto

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder