Segurança Nacional
Donald Trump proíbe nos EUA entrada de cidadãos de 12 países
Por Oceli Lopes - Em 05/06/2025 às 3:00 AM

Casa Branca – Residência oficial do presidente dos EUA em Washington/D.C. Foto: Divulgação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nessa quarta-feira, 4, que irá proibir a entrada de cidadãos de 12 países aos EUA. Os países proibidos são: Afeganistão, Myanmar, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen.
Trump diz que a medida visa proteger a segurança nacional. “Devo agir para proteger a segurança nacional e o interesse nacional dos Estados Unidos e de seu povo”, afirmou o republicano.
A lista de países é resultado de uma ordem executiva emitida pelo presidente em janeiro. Trump exigiu que os departamentos de Estado e Segurança Interna e o Diretor de Inteligência Nacional produzissem um relatório sobre “atitudes hostis” em relação aos EUA e suposto risco à segurança nacional de pessoas vindas de determinados países.
No primeiro mandato de presidente, o republicano também proibiu a entrada de estrangeiros de determinados países. Na época foi proibida a entrada de pessoas oriundas do Irã, Líbia, Síria, Iêmen, Somália, Coreia do Norte, Venezuela e Chade.
Harvard
Trump também suspendeu a entrada nos EUA de novos estudantes da Universidade de Harvard. “O presidente Trump quer que nossas instituições tenham estudantes estrangeiros, mas acredita que os estudantes estrangeiros devem ser pessoas que possam amar nosso país”, argumentou a Casa Branca.
Fonte: site UOL.
Mais notícias
MERCADO FINANCEIRO




























