"Grande Acerto"
Eduardo Bismarck elogia a escolha de Wolney para Ministério da Previdência
Por Oceli Lopes - Em 02/05/2025 às 9:45 PM

Novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e o deputado Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Ceará. Foto: Reprodução/Instagram
“Parabenizo o novo Ministro da Previdência, meu querido amigo, líder e exemplo de bom parlamentar Wolney Queiroz, grande acerto do nosso presidente Lula! Desejo sucesso e uma boa condução à frente da pasta! VIVA”, comemorou o deputado federal e secretário de Turismo do Estado do Ceará, Eduardo Bismarck (PDT), nas redes sociais.
Wolney Queiroz tem 52 anos e nasceu em Pernambuco. O ex-deputado é natural de Caruaru, município com 370 mil habitantes. Aos 20 anos, se filiou ao PDT.
Nesta sexta-feira, 2, foi nomeado ministro da Previdência Social no lugar de Carlos Lupi que pediu demissão. Wolney estava exercendo o cargo de secretário-executivo do Ministério.
“Uma honra ser empossado pelo presidente Lula como novo Ministro da Previdência Social do Brasil. Que Deus nos abençoe nessa missão”, afirmou Wolney em suas redes sociais.
Ele exerceu seis mandatos consecutivos como deputado federal. Assumiu o primeiro em 1995. Tentou se reeleger para um sétimo mandato nas eleições de 2022, mas não conseguiu votos suficientes.
Já liderou a oposição na Câmara. Em 2022, assumiu o posto que era de Alessandro Molon (PSB) e liderou os trabalhos da oposição no último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL).
PDT entende a troca como no comando da Previdência uma ‘transição natural’. A avaliação sobre a mudança na pasta é do líder do partido na Câmara, deputado Mário Heringer (MG).
O nome escolhido pelo presidente Lula ganhou força para o cargo desde o início da crise no INSS.
Queiroz tem trajetória política ligada a Carlos Lupi. Os dois participaram juntos de diversos eventos, um dos mais recentes, uma agenda política no Recife (PE), ato promovido pela governadora do Estado, Raquel Lyra (PSD), e divulgado pelo PDT.
Em 2022, foi indicado por Lupi para integrar a equipe de transição entre os governos Bolsonaro e Lula. A escolha foi feita após pedido da então presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, para que os partidos aliados sugerissem nomes.
Queiroz já comandou interinamente o Ministério da Previdência. Ele substituiu Lupi durante uma viagem do então ministro à Espanha, em outubro do ano passado.
Com informações do UOL.
Mais notícias
+ 5,7% em outubro




























