Trajetória reconhecida
Eduardo Pragmácio Filho é um dos agraciados com Medalha da Ordem Alencarina no TRT-CE
Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/10/2025 às 1:20 PM

Ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, Desembargador Paulo Régis Botelho e Eduardo Pragmácio Filho durante solenidade de entrega da Medalha da Ordem Alencarina. Foto: Aline Caldas/Divulgação
O advogado e professor Eduardo Pragmácio Filho foi um dos 42 agraciados, na última sexta-feira (10), com a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, em cerimônia em Fortaleza. A comenda é concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE) a personalidades que se destacam no universo jurídico ou por serviços relevantes prestados à sociedade.
Integrantes do TJCE recebem Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário
A condecoração a Pragmácio Filho recebeu indicação do desembargador Paulo Régis Botelho, sendo aprovada pelo Pleno do TRT, e reconhece a trajetória de mais de duas décadas dedicadas à promoção e defesa do Direito do Trabalho, além da relevante contribuição do homenageado à sociedade.
O jurista afirmou que recebe a Medalha na Ordem de Comendador “com enorme satisfação”, pois “entrega o seu melhor na docência e na advocacia”. “Nesta caminhada, tive — e continuo tendo — o privilégio de aprender com mestres, sócios, colegas, confrades, alunos, clientes e instituições que me inspiram e impulsionam diariamente”, acrescentou o advogado.
Prefeito Evandro Leitão e autoridades recebem Medalha da Ordem Alencarina
Pragmácio Filho diz, ainda, que “mais do que um reconhecimento individual”, a comenda “representa a valorização do Direito do Trabalho como instrumento de justiça social e promoção da dignidade humana”. “É também um estímulo para que sigamos firmes no compromisso com a advocacia trabalhista e com a democracia”, finalizou.
Sobre a Medalha
Instituída em 1993, a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho é concedida a personalidades que se destacam em qualquer ramo do Direito ou por serviços relevantes prestados à Justiça do Trabalho, à Cultura, à Ciência ou à Sociedade. Servidores públicos também podem ser agraciados por mérito funcional.
A honraria é dividida nos graus Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A presidente do TRT-CE, desembargadora Fernanda Uchôa, é a Grã-Mestra da Ordem.
Mais notícias
MERCADO PREMIUM




























