Articulação política
Elmano aposta em Camilo e Cid para coordenar reeleição no Ceará
Por Suzete Nocrato - Em 10/02/2026 às 9:22 AM

Elmano de Freitas tentará a reeleição ao Governo do Ceará. Foto: Portal IN
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o senador Cid Gomes (PSB) estarão diretamente envolvidos em sua campanha de reeleição neste ano. Segundo o chefe do Executivo estadual, os dois ex-governadores formarão a “melhor coordenação de campanha que o Ceará já viu”, reforçando a confiança no grupo político que sustenta sua gestão.
A declaração foi feita nesta segunda-feira (9), durante agenda oficial no município de Missão Velha, localizado a 452,8 quilômetros de Fortaleza. O momento ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo nas redes sociais do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira.
A publicação foi feita em conjunto com os deputados estaduais Guilherme Sampaio (PT), De Assis Diniz (PT) e Romeu Aldigueri (PSB) — este último, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará — além do deputado federal Eduardo Bismarck (Podemos) e da secretária estadual da Cultura, Luisa Cela (PT), evidenciando a amplitude da base aliada.
No vídeo, Elmano ressalta a força política da aliança e o projeto coletivo que envolve deputados, vereadores e lideranças locais, destacando a experiência administrativa de Camilo e Cid como diferencial estratégico para o pleito.“Eu vou ter a melhor coordenação de campanha que o Ceará já viu: Cid e Camilo. Já pensou um candidato com as entregas que nós temos, tendo Cid e Camilo coordenando a nossa campanha, com esse projeto político que temos de deputados, vereadores, com o nosso povo, vendo o que está sendo feito. Eu não tenho nenhuma dúvida”, disse.
Ao longo da fala, o governador também enfatizou as entregas realizadas pelo grupo político que integra, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem mencionar adversários diretamente, Elmano sinalizou que a comparação entre gestões será um dos principais eixos do debate eleitoral.
“Nós vamos para uma eleição lá na frente que é a hora que ela vai chegar para gente já dizer o que é que nós fizemos, o que nós entregamos. Tem muita coisa para ser entregue. Aí, nós vamos comparar com quem vai debater conosco, o que é que de fato entregou. Quantas escolas quem está disputando conosco fez, quantos hospitais quem vai disputar conosco fez. Quem fez mais hospitais, eles ou Cid, Camilo e Elmano? Quem fez mais escola, eles ou Cid, Camilo e Elmano com o Lula? Quem fez mais estrada, eles ou Cid, Camilo e Elmano com o Lula? Vai ficar bem ‘facinho’ da gente comparar”, continuou.
A fala reforça a estratégia do PT no Ceará de associar a disputa eleitoral aos resultados administrativos, apostando na comparação direta entre obras, investimentos em educação, saúde e infraestrutura, além da força política de lideranças históricas do Estado.
Mais notícias
Trajetórias de Impacto

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)






























