Infraestrutura do Nordeste

Governo do Ceará assina ordem de serviço para o Trecho 11 da Transnordestina

Por Redação In Poder - Em 27/01/2025 às 7:00 AM

Transnordestina Divulgação Transnordestina passará a contar com 150 km de linhas operacionais Foto: Agência Brasil

O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nesta segunda-feira, 27, no Palácio da Abolição, a ordem de serviço para o início das obras do Trecho 11 da Ferrovia Transnordestina. A assinatura foi realizada em parceria com o presidente da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher. Com 26 km de extensão, o novo trecho conectará o Porto do Pecém a Caucaia, no Ceará, e faz parte de um projeto maior que visa melhorar a infraestrutura de transportes da região.

Com a execução deste trecho, a Ferrovia Transnordestina passará a contar com 150 km de linhas operacionais e mais de 200 km em andamento. O investimento total para a conclusão da Fase 1 da ferrovia, que deve ser entregue até 2027, é de R$ 3,6 bilhões, provenientes do crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). A Fase 2, com previsão para 2029, visa expandir ainda mais a infraestrutura de transporte na região.

A Transnordestina terá ao todo 1.206 km de extensão, cruzando 53 municípios em três estados: Piauí, Ceará e Pernambuco. O objetivo é ligar Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém, em Fortaleza, passando por cidades estratégicas como Salgueiro (PE), e promover o escoamento de produtos da região, impulsionando o desenvolvimento econômico local e regional.

O projeto da Transnordestina é considerado um dos mais importantes para a integração logística do Nordeste, facilitando o transporte de cargas pesadas e otimizando a competitividade do estado do Ceará no cenário nacional e internacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder