ações imediatas

Elmano critica tarifaço dos EUA e anuncia medidas para proteger economia cearense

Por Marlyana Lima - Em 31/07/2025 às 5:26 PM

Cgm00189

Governador do Ceará, Elmano de Freitas articula ações com o Governo Federal, setor produtivo e secretariado – Fotos: Carlos Gibaja / Casa Civil 

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, se pronunciou nesta quinta-feira (31) sobre os impactos econômicos do tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao país. Em vídeo divulgado nas redes oficiais, o chefe do Executivo estadual classificou a medida como “um absurdo e injustificável” e anunciou uma série de ações emergenciais em defesa das empresas e trabalhadores cearenses.

“Neste momento difícil, estou ao lado das nossas empresas e dos nossos produtores, do maior ao mais humilde, para minimizar os impactos nos seus negócios e para que os empregos dos cearenses sejam preservados”, afirmou Elmano.

Segundo o governador, as iniciativas serão desenvolvidas em articulação com o Governo Federal, por meio do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com quem ele terá uma reunião nesta sexta-feira (1º), em Brasília. Além disso, o diálogo incluirá representantes do setor produtivo local e membros do secretariado estadual.

Cgm00015

Governador esteve reunido com Chagas Vieira, secretário-chefe da Casa Civil 

Reuniões emergenciais

Nesta quinta, Elmano reuniu-se com equipes da Casa Civil, da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para discutir as primeiras medidas de enfrentamento. Entre as ações imediatas, está a realização de encontros individuais com os setores mais afetados, ainda na mesma data.

“Queremos ouvir um a um, e compartilharmos cada decisão”, declarou o governador, referindo-se a segmentos como o de pescados, castanha de caju, água de coco, cera, couros e calçados — todos diretamente impactados pelas novas tarifas de exportação.

Elmano também informou que está em contato com as superintendências da Receita Federal e do Ibama no Ceará, além da administração do Porto do Mucuripe, em busca de uma força-tarefa para agilizar o envio de mercadorias aos Estados Unidos antes do início da vigência das novas tarifas, previsto para o próximo dia 6.

Paralelamente, o governador pretende avançar nas tratativas para o fortalecimento de novos mercados internacionais. Como parte dessa estratégia, haverá uma reunião com representantes do Consulado da China, país visto como possível alternativa para os produtos cearenses. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que nossos produtores e nossa economia não sofram tantas consequências”, assegurou.

Compra de produtos e programas sociais

Outra medida em análise é a compra direta de mercadorias produzidas no Ceará, especialmente perecíveis como peixes e frutas, para abastecer programas sociais e equipamentos públicos estaduais. Segundo Elmano, o objetivo é evitar o desperdício e garantir a circulação da produção local durante o período de incerteza comercial.

Ele destacou ainda que outras medidas de estímulo econômico estão sendo avaliadas, sempre com atenção ao equilíbrio fiscal do estado. “O momento é da união de todos nós que queremos o bem do nosso estado, deixando de lado questões políticas e ideológicas, para que os cearenses e o nosso Ceará não sejam tão prejudicados. Essa é a nossa luta. E seguiremos cada vez mais firmes, para enfrentar e vencer”, concluiu o governador.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder