Primeiro do País

Elmano de Freitas anuncia criação do Plano de Cargos e Carreiras para servidores da Cultura

Por Marlyana Lima - Em 27/11/2025 às 2:05 PM

Mg 7783

Governador assinou o acordo no Palácio da Abolição com a presença da secretária de Cultura, Luisa Cela – Fotos: Carlos Gibaja / Casa Civil

O governador Elmano de Freitas oficializou, na manhã desta quinta-feira (27), uma medida histórica para os trabalhadores da área cultural: a criação do primeiro Plano de Cargos e Carreiras da Cultura do país. O anúncio foi feito durante reunião com servidores, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e consolida um marco inédito no reconhecimento e valorização dos profissionais da Cultura do Ceará.

Ao lado da secretária Luisa Cela, Elmano assinou o acordo que formaliza o novo plano, direcionado aos servidores efetivos da Secult. Em publicação nas redes sociais, o governador afirmou: “Somos a Secretaria da Cultura mais antiga do Brasil e agora a primeira a assegurar uma carreira específica para os servidores”.

Mg 7808

Governador reuniu representantes do setor para pactuar ações

Elmano de Freitas ressaltou que a medida representa mais reconhecimento, valorização e oportunidades “para quem dedica sua vida à cultura”, acrescentando ainda: “Seguimos firmes, construindo políticas públicas que respeitam e impulsionam nossos servidores”.

Valorização dos profissionais

O pacote de ações anunciado inclui 33% de aumento no vencimento base para analistas de gestão cultural, novas referências, criação de uma nova classe e gratificações específicas para quem exerce funções estratégicas. Também foi garantido o reajuste anual, que será regulamentado por lei a partir de parâmetros construídos de forma conjunta entre governo e categoria.

A secretária Luisa Cela destacou que o avanço ocorre no início do ciclo comemorativo pelos 60 anos da Secult-CE, a serem celebrados em 2026. “A primeira Secretaria da Cultura do Brasil segue sendo pioneira e criando referências para o Brasil, com o Plano de Cargos e Carreiras específico. Esta conquista valoriza a atuação dos servidores e servidoras e amplia a eficiência do trabalho das Políticas Públicas em nosso Estado”, destacou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder