educação pública
Elmano de Freitas e Camilo Santana celebram avanços da educação e entregam Prêmio Escola Nota 10
Por Marlyana Lima - Em 15/09/2025 às 2:37 PM

A solenidade contou com a presença de Camilo Santana, Elmano de Freitas, secretários de Estado e do presidente da Alece, Romeu Aldigueri- Fotos: Helene Santos e Tiago Stille
O ministro da Educação Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas conduziram, nesta segunda-feira (15), a 14ª edição do Prêmio Escola Nota 10, premiando 434 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de aprendizagem no Spaece 2024. O evento, realizado no Centro de Eventos do Ceará, também celebrou os 18 anos do Paic Integral e reconheceu os nove municípios que alcançaram 100% de alfabetização em 2024.
Estiveram presentes à solenidade a Vice-governadora e secretária da Proteção Social do Estado do Ceará, Jade Romero; o Secretário Chefe da Casa Civil Governo do Ceará, Chagas Vieira; a secretária da Educação, Eliana Estrela e a ex-governadora Izolda Cela.

Jade Romero, Izolda Cela, Chagas Vieira e Fernanda Pacobahyba participaram da solenidade no Centro de Eventos do Ceará
Em seu discurso, Elmano destacou o caráter transformador da premiação para o futuro do estado. “Um marco da educação no Ceará, a premiação reconhece escolas que se destacam pelos resultados práticos na alfabetização dos alunos. O prêmio valoriza os profissionais da educação, especialmente o gestor, o professor e o aluno. Com o coração cheio de gratidão, o meu muito obrigado aos professores, que realizam o projeto que mais orgulha o povo cearense. Viva a nossa educação pública”, afirmou o governador.
Camilo Santana reforçou o impacto nacional do modelo cearense. “Todos os 26 estados e o Distrito Federal aderiram. Pela primeira vez estamos tendo uma avaliação censitária por aluno, escola e município. Nós queremos fazer do Ceará um exemplo para o Brasil. Quando uma criança não é alfabetizada na idade certa, fica comprometida toda a vida escolar na Educação Básica”, destacou.
O Spaece 2024 avaliou 276.371 estudantes em 3.754 escolas. Entre os municípios com mais escolas premiadas estão Sobral (19), Massapê (12), Pedra Branca (12) e Tauá (8).
Além do reconhecimento às escolas com os melhores desempenhos, o governo anunciou apoio para até 150 escolas com menores resultados, reforçando o regime de colaboração entre Estado e municípios.
Impacto social

Ministro Camilo Santana reforçou que o Ceará poderá ser o exemplo para o Brasil
Nove municípios cearenses – Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga – receberam troféus por garantir 100% das crianças alfabetizadas em 2024. O Ceará foi o único estado do país a atingir 85% de alfabetização na idade certa, superando a meta nacional de 60% e o índice brasileiro de 59,2%.
Mais notícias
Atuação legislativa




























