Abolição da Escravatura
Elmano de Freitas e Romeu Aldigueri inauguram Galeria da Liberdade no Palácio da Abolição
Por Aflaudisio Dantas - Em 18/06/2025 às 2:00 PM

O novo espaço será aberto ao público em datas ainda a serem definidas Foto: divulgação
Na manhã desta terça-feira, o Governo do Ceará celebrou um importante marco na preservação da memória histórica do Estado com a inauguração da Galeria da Liberdade, instalada no Palácio da Abolição, sede do governo estadual. O evento contou com a participação do governador Elmano de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) deputado estadual Romeu Aldigueri, além de outros parlamentares, secretários e lideranças políticas.
A nova galeria tem como objetivo contar e valorizar a trajetória de luta do Ceará na abolição da escravatura. O estado foi pioneiro ao se tornar, em 1884, a primeira província brasileira a abolir oficialmente a escravidão — quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, em 1888.
Durante a solenidade, as autoridades destacaram o caráter simbólico da iniciativa. A instalação da galeria dentro do Palácio da Abolição reforça o compromisso do governo com a justiça social, a preservação da história e a promoção da igualdade. Romeu Aldigueri ressaltou a importância do novo espaço para a educação das futuras gerações e para a valorização da luta histórica do povo cearense. “O Ceará tem um papel pioneiro e de destaque na luta contra a escravidão. Fomos a primeira província do Brasil a abolir oficialmente a escravidão. Por isso, é tão simbólico e coerente que o Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, abrigue agora a Galeria da Liberdade”, afirmou.
A Galeria da Liberdade estará aberta à visitação pública em datas que serão divulgadas em breve pelo Governo do Estado.
Mais notícias
NOVOS MERCADOS




























