Biênio 2026/2027
Elmano de Freitas indica Sâmia Farias para novo mandato na Defensoria Pública do Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/10/2025 às 11:11 AM

Após lista tríplice, defensora foi reconduzia ao cargo pelo governador Elmano. Foto: Reprodução/Instagram
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nessa segunda-feira (20) a escolha de Sâmia Farias para seguir como defensora pública-geral do Estado pelos próximos dois anos (2026/2027). A indicação ocorre após o recebimento da lista tríplice, na qual a atual gestora ficou em segundo lugar.
“Informo que escolhi hoje o nome de Sâmia Farias para dar sequência como defensora pública-geral do Estado nos próximos dois anos. Desejo à defensora boa sorte e muito sucesso em seu próximo mandato à frente do órgão”, compartilhou o governador nas redes sociais.
Na publicação, Sâmia agradeceu a recondução ao cargo, se dizendo “muito honrada pela confiança”. “Seguiremos com compromisso e parceria para o fortalecimento da Defensoria e por mais acesso à justiça aos cearenses”, completou.
A recondução da defensora foi celebrada por autoridades estaduais, entre elas a vice-governadora Jade Romero (MDB), deputados estaduais e membros da comunidade jurídica.
Processo de escolha
A lista tríplice foi formada após eleição realizada em 3 de outubro, com 366 defensores públicos votantes em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Tradicionalmente, o governador escolhe o primeiro colocado da lista, mas não há obrigatoriedade. Nesta edição, Elmano optou por reconduzir Sâmia Farias, que ficou em segundo lugar.
A defensora Elizabeth Chagas liderou a votação com 212 votos, seguida por Sâmia, com 192 votos, e Adriano Leitinho, que recebeu 93 votos.
O nome da defensora já foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), onde será submetido à sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Após leitura do projeto em plenário, o processo passará por duas votações — uma na CCJR e outra no Plenário 13 de Maio — antes da nomeação oficial pelo governador.
Perfil da indicada
Sâmia Costa Farias Maia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui especialização em Ciências Criminais. Ingressou na Defensoria Pública do Estado do Ceará em 2008, tendo atuado nas comarcas de Trairi, Cascavel, Aquiraz e Fortaleza.
Desde 2023, ocupa o cargo de defensora pública-geral, após ter sido a mais votada na lista tríplice anterior, com 229 votos.
DPGE-CE
A Defensoria Pública-Geral do Estado é o órgão máximo de administração da instituição. Cabe ao defensor público-geral representar e coordenar o funcionamento do órgão, supervisionar as unidades e planejar políticas de ampliação do acesso à justiça.
O cargo é exercido por um(a) defensor(a) público(a) estável da carreira, com mais de 35 anos, escolhido(a) pelo governador a partir de uma lista tríplice formada por voto direto dos membros da Defensoria, para mandato de dois anos, com possibilidade de uma recondução.
Mais notícias
Estilo nas pistas




























