Saúde pública

Elmano de Freitas reforça alerta contra bebidas adulteradas e anuncia chegada de antídoto ao Ceará

Por Julia Fernandes Fraga - Em 06/10/2025 às 1:31 PM

Governador anunciou medidas contra contaminações de bebidas alduteradas. Foto: GovCE

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesse domingo (5) que o Estado deve receber doses do antídoto contra intoxicação por metanol. O medicamento foi solicitado ao Ministério da Saúde diante da crise sanitária nacional relacionada à presença da substância em bebidas adulteradas, que já pode ter provocado até 13 mortes no país.

Segundo o governador, os dois casos suspeitos de contaminação registrados no fim de semana, em Quixeramobim e Caucaia, tiveram resultado negativo para metanol nos exames iniciais da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). 

Pelas redes sociais, Elmano destacou que, ao tomar conhecimento dos casos, prontamente acionou as equipes da Secretaria da Saúde, as quais cumpriram os protocolos de acompanhamento às vítimas e orientação às unidades de saúde. “[Já na] semana passada criamos um grupo de trabalho entre a Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança Pública e Perícia Forense, reforçando o diálogo com o Governo Federal”, afirmou o governador. 

O governo estadual também divulgou nota técnica do Ministério da Saúde sobre a importância da detecção precoce e do tratamento adequado. Foram definidos, em conjunto com o governo federal, os fluxos para coleta, transporte e análise de amostras biológicas.

Elmano de Freitas informou, ainda, que “carregamentos foram apreendidos na semana passada e encaminhados para testes na Pefoce”, em ações que intensificaram a fiscalização do transporte de bebidas.

Elmano reforçou que “é importante evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa, sobretudo destilados. Em caso de sintomas como embriaguez persistente, dor de barriga ou alteração visual entre 12 e 24 horas após o consumo, procure imediatamente uma unidade de saúde“.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder