
Ensino público
Elmano de Freitas reforça compromisso com educação e lança projeto “Enem Não Tira Férias” no Ceará
Por Marlyana Lima - Em 25/06/2025 às 1:33 PM

Com a presença do governador Elmano de Freitas, a abertura oficial aconteceu na Estação das Artes, em Fortaleza – Fotos: Reprodução / Instagram
Em mais uma demonstração de que a educação é prioridade no Ceará, o governador Elmano de Freitas deu início na terça-feira (24) à programação do projeto Enem Não Tira Férias, voltado para alunos da rede pública estadual que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A abertura oficial aconteceu na Estação das Artes, em Fortaleza, com a presença de secretários estaduais e centenas de estudantes.
“Estamos aqui para incentivar, estimular todos os nossos alunos a continuar seguindo esse sonho de ingressar no ensino superior”, afirmou Elmano, destacando o papel fundamental da educação pública na transformação social. Nas redes sociais, o governador reforçou a mensagem: “A educação do Ceará não para! Nem nas férias!”, em referência à continuidade das ações mesmo no recesso escolar de julho.
Entre os dias 1º e 18 de julho, os estudantes contarão com uma programação especial que inclui videoaulas, podcasts, simulados e conteúdos de revisão nas principais áreas do conhecimento. O projeto é parte do programa Enem: Chego Junto, Chego Bem, que oferece apoio desde a documentação até a orientação para o ingresso no ensino superior.

Governador participou do lançamento do projeto Enem Não Tira Férias, voltado para alunos da rede pública estadual
O impacto desse esforço tem sido evidente: em 2024, mais de 24 mil estudantes da rede pública cearense conquistaram vagas em instituições de ensino superior, superando os 22.531 aprovados em 2023. “Nós temos a certeza e esse orgulho crescente de que o estudante da escola pública vai ingressar na universidade pública no curso que ele quiser”, celebrou Elmano de Freitas.
Resultados positivos
A secretária da Educação, Eliana Estrela, também enfatizou o compromisso do Governo do Estado: “Nós investimos durante todo o ano para que nossos estudantes tenham uma vida mais digna e realizem seus sonhos”.
Para jovens como Kauê Abreu, de 17 anos, estudante da EEMTI Visconde do Rio Branco e aspirante a engenheiro de software, a iniciativa é um incentivo a mais: “É o nosso futuro em jogo. A gente não pode parar, mesmo nas férias”. Já Tereza Mirella, do bairro Cristo Redentor, acredita que o projeto representa oportunidade real de transformação. “Incentivar a educação, principalmente nas periferias, é abrir caminhos para uma vida melhor”.
Mais notícias


Legado criativo
