Integração em saúde

Elmano e Evandro assinam convênio público-privado para ampliar atendimentos do SUS no Ceará

Por Julia Fernandes Fraga - Em 30/10/2025 às 5:51 PM

Elmanoevandro3

Governador e prefeito de Fortaleza assinaram o convênio durante o 29º Congresso Abramge. Fotos: Lucas Almeida/Casa Civil/GovCE

Cumprindo agenda em São Paulo, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) assinaram nesta quinta-feira (30) um acordo com o Ministério da Saúde e um grupo de assistência privada para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em quatro municípios cearenses: Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Maracanaú.

O termo permitirá que pacientes do SUS sejam regulados também pela rede privada. Ao todo, serão mais de 26 mil exames de diagnóstico por imagem — sendo 2.200 apenas em Fortaleza — e 960 cirurgias em especialidades como varizes, histerectomia, colecistectomia e hernioplastia.

“Agora, esses pacientes do SUS poderão ser regulados no setor privado, […] uma grande conquista. Estamos fortalecendo o setor público da saúde de Fortaleza e de outros municípios, com a ajuda do setor privado, para atender melhor e cada vez mais a nossa população”, destacou Elmano de Freitas durante o anúncio.

Evandro Leitão, também celebrou a medida e acrescentou que será possível “cada vez mais, fazer com que aqueles que estão precisando de um exame, de uma consulta, possam utilizar o SUS, em parceria com a iniciativa privada”.

O anúncio ocorreu durante o 29º Congresso Abramge, realizado no Teatro Santander, em São Paulo. O evento, considerado um dos mais relevantes da saúde suplementar na América Latina, reuniu autoridades e especialistas, dentre os quais Yuval Noah Harari – filósofo, professor e autor de best-seller internacionais – para debater os rumos do setor e o fortalecimento da integração entre os sistemas público e privado de saúde.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder