Orla Estruturada
Elmano encaminha solução definitiva para barracas da Praia do Futuro após 20 anos de disputa
Por Julia Fernandes Fraga - Em 24/02/2026 às 12:03 AM

Governador foi a Brasília tratar do assunto com a ministra Esther Dweck. Foto: Portal IN
Depois de mais de duas décadas de impasse jurídico e institucional, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), encaminhou a fase final do acordo que vai regulamentar definitivamente as barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza.
Em agenda estratégica na capital federal, Elmano avançou nas tratativas com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para consolidar o entendimento entre União, Estado, Município e representantes dos empreendedores.
A formalização do acordo deve ocorrer após a definição da agenda da ministra Esther Dweck, que deverá vir a Fortaleza para tratar dos últimos ajustes.
A articulação envolve ainda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito Evandro Leitão (PT) e o Fórum Permanente para a Requalificação da Praia do Futuro, coordenado pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE).
“Estamos muito perto de assinar o acordo e, assim, garantir segurança jurídica para as barracas e o emprego para o nosso povo”, declarou o governador na segunda-feira (23).
Disputa judicial de 20 anos sobre barracas da Praia do Futuro chega ao fim com novo acordo
Reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro no ano passado, as barracas se consolidaram como um dos principais ativos turísticos do Estado — mas também como centro de um debate jurídico sobre ocupação de área pública. O novo regramento, construído em negociação coletiva e com parecer favorável do MPF, estabelece critérios para permanência, organização urbanística e estabilidade institucional.
Com a condução direta das tratativas em Brasília, Elmano de Freitas busca a resolução de um conflito histórico que impacta turismo, emprego e desenvolvimento econômico. Se confirmado, o acordo inaugura um novo ciclo para a orla leste da capital — agora sob bases jurídicas consolidadas e com previsibilidade para quem investe e trabalha na região.
Mais notícias
COMÉRCIO EXTERIOR


![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)





























