geração de empregos

Elmano envia à Alece projeto de desapropriação para polo automotivo em Horizonte

Por Aflaudisio Dantas - Em 02/07/2025 às 2:01 PM

Elmano Polo Automotivo Horizonte

Governador encaminhou projeto em regime de urgência Foto: Divulgação – Comexport

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) deu um passo decisivo para viabilizar o polo automotivo em Horizonte ao encaminhar à Assembleia Legislativa (Alece) um projeto de lei que autoriza a indenização de desapropriações e desapossamentos de imóveis na área destinada à instalação do empreendimento. A proposta busca legalizar e indenizar tanto proprietários quanto ocupantes de imóveis com ao menos um ano de posse, abrangendo terrenos com uso residencial, comercial ou misto. O projeto também prevê um adicional de 5% no valor da indenização para aqueles que comprovarem atividade informal exercida na área.

A justificativa do governo para o regime de urgência na tramitação da matéria é a relevância estratégica do polo automotivo para a economia estadual. A expectativa é de que o projeto eleve em 17,6% o Produto Interno Bruto (PIB) do município de Horizonte e gere um impacto de cerca de R$ 500 milhões no PIB do Ceará. Ainda assim, o pedido de urgência gerou controvérsia entre os parlamentares. Deputados da oposição, como Queiroz Filho (PDT), questionaram a celeridade do processo, solicitando mais tempo para análise e discussão do texto. Já o líder do governo na Casa, deputado Guilherme Sampaio (PT), reforçou o argumento de que o projeto é vital para garantir o cronograma de implantação do polo e atrair investimentos privados.

O terreno principal do projeto já foi parcialmente desapropriado, com investimentos iniciais de R$ 29 milhões, e há planos para a expansão da área com a incorporação de um novo terreno de aproximadamente 400 mil metros quadrados. Esse espaço adicional será utilizado pela empresa parceira do governo na operação do polo, fortalecendo a infraestrutura para o início da produção.

Paralelamente às medidas fundiárias, o governo estadual anunciou, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico junto com a Comexport, parceira no empreendimento, a contratação de mão de obra para o polo automotivo. O recrutamento terá início até o fim de julho. O processo de seleção de trabalhadores locais já está sendo estruturado, e a expectativa é de que a primeira fase da planta fabril gere 250 empregos diretos.

A Comexport, responsável pela gestão do projeto, destacou durante participação na Auto Shanghai 2025, na China, que a planta cearense será a primeira multimarcas do país, com capacidade para produzir até 80 mil veículos por ano.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder