Política Pública

Elmano lança chamamento para levar Ceará Credi aos 184 municípios do Estado

Por Aflaudisio Dantas - Em 17/06/2025 às 2:30 PM

Elmano De Freitas (6)

Proposta do governador é universalizar atendimento voltado para o crédito no Ceará  Foto: Douglas Filho

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta segunda-feira (16), um novo chamamento público para ampliar o alcance do Programa Ceará Credi em todo o estado. A iniciativa foi apresentada durante o XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O lançamento contou com a participação do secretário do Trabalho do Estado, Vladyson Viana, e da diretora de Economia Popular e Solidária da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Silvana Parente. O objetivo é fazer com que a população dos 184 municípios do Ceará tenham acesso a crédito facilitado.

Fortalecimento da rede de atendimento

De acordo com o secretário Vladyson Viana, a ampliação do Ceará Credi depende da adesão das prefeituras. “O Ceará Credi se consolida como uma política pública de microcrédito orientado, mas para que a gente possa avançar nos 184 municípios, é fundamental estabelecermos parcerias com as prefeituras. Por isso, estamos convocando cada prefeito e prefeita para assinar os termos de adesão”, destacou o secretário. O objetivo é garantir, ao menos, um ponto de atendimento do Ceará Credi em cada município, ampliando o acesso da população ao crédito e aos serviços de orientação empreendedora.

Como participar

As prefeituras interessadas em firmar parceria devem acessar o site da Adece, no endereço https://www.adece.ce.gov.br/chamamento-publico-n-01-2025/, onde estão disponíveis todas as informações sobre o chamamento público.

Atualmente, 78 municípios já formalizaram os termos de adesão, mas a meta da gestão Elmano. “O engajamento dos gestores municipais é de extrema importância na promoção do empreendedorismo e no fomento aos pequenos negócios locais”, reforçou Silvana Parente.

Compromisso das prefeituras

A parceria entre o Estado e as prefeituras será firmada por meio de um termo de cooperação técnica. Nesse acordo, a gestão municipal assume o compromisso de disponibilizar uma sala equipada e um agente administrativo para promover o programa e apoiar os agentes de microcrédito em suas atividades.

Essa não é a primeira vez que a iniciativa é promovida. Em 2021, a Adece realizou o primeiro chamamento público, que resultou na adesão de 117 municípios. Essa primeira etapa teve validade até dezembro de 2024.

Sobre o Ceará Credi

Lançado em abril de 2021, o Ceará Credi é um programa coordenado pela Secretaria do Trabalho e operacionalizado pela Adece em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Seu principal objetivo é ampliar as oportunidades de trabalho e renda para microempreendedores, trabalhadores autônomos (formais e informais) e agricultores familiares, oferecendo crédito produtivo orientado e capacitação empreendedora.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder