Conexão Ásia
Em missão oficial na Coreia do Sul, deputado Salmito e comitiva articulam parcerias estratégicas em educação e negócios
Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/11/2025 às 1:40 PM

Embaixadora Márcia Donner Abreu recepcionou o grupo de brasileiros. Foto: Reprodução/Instagram
O deputado estadual Salmito (PSB) viajou à Coreia do Sul no dia 10 de novembro, onde cumpre agenda institucional ao lado do reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor Wally Menezes; do presidente da (Abragames), Rodrigo Terra; e de integrantes do Ministério da Cultura (MinC).
A missão brasileira busca estreitar parcerias internacionais e ampliar as oportunidades de desenvolvimento da indústria de jogos no Ceará e no Brasil.
Ceará mira novas oportunidades internacionais
Durante a viagem, Salmito tem destacado o plano de expandir conexões produtivas para o estado.
“Pontes de oportunidades que estamos construindo para atrair mais oportunidades para a população cearense, de mãos dadas com o governador do Ceará, Elmano, e prefeitos como o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, prefeito de Russas, Sávio Gurgel, e prefeito de Mombaça, Orlando Filho”, afirmou.
A Coreia do Sul é referência no setor de games, com uma indústria que gera centenas de milhares de empregos diretos e de alto valor agregado. O segmento integra aplicações em entretenimento, educação, capacitação produtiva, processos industriais, saúde 5.0, turismo 5.0 e identificação cultural.
Ver essa foto no Instagram
Acordo entre IFCE e associação sul-coreana de games
Em Busan, na região de Haeundae, Salmito participou da assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre o IFCE e a Associação das Empresas de Games da Coreia do Sul. O documento abre espaço para cooperação em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e formação profissional envolvendo empresas sul-coreanas, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e universidades brasileiras.
O deputado cearense também ressaltou as vantagens competitivas do Ceará na área de tecnologia, como o HUB de Data Centers, a ZPE do Pecém, a rede de cabos submarinos e a melhor conectividade e latência das Américas. Segundo ele, essas condições permitem que o estado se posicione como o “Havaí da indústria de games no Ocidente”.
Delegação é recebida pela Embaixada do Brasil
O grupo foi recebido também pela embaixadora Márcia Donner Abreu na sede da Embaixada do Brasil na Coreia do Sul. As conversas retomaram a promoção da indústria brasileira de jogos eletrônicos e a expansão de programas de formação em parceria com instituições do país asiático.
O deputado e demais representantes brasileiros defendem que a cooperação bilateral pode gerar empregos qualificados, ampliar a educação em tecnologias avançadas e fortalecer a economia criativa e o audiovisual ligados ao setor de games.
Mais notícias
Conexão Criativa



























