Estratégia política

Em ruptura com Trump, Elon Musk lança ‘Partido da América’ e desafia bipartidarismo nos EUA

Por Marlyana Lima - Em 06/07/2025 às 9:39 PM

Elon Musk Daughter Vivian Jenna Wilson Presidential Address 032125 Dd95dbdcc7354d7fbb56279ddf60cdf4

Elon Musk Daughter Vivian Jenna Wilson Presidential Address 032125 Dd95dbdcc7354d7fbb56279ddf60cdf4

O bilionário Elon Musk anunciou neste sábado (5) a criação de um novo partido político nos Estados Unidos, o “Partido da América”, intensificando sua ruptura com o presidente Donald Trump e se colocando como novo ator político nacional. A iniciativa ocorre em meio a uma escalada de críticas de Musk ao megapacote tributário e orçamentário aprovado no Congresso com apoio do governo republicano.

Dono de empresas como SpaceX, Tesla e da rede social X, Musk afirmou que os Estados Unidos vivem sob um “sistema de partido único”, dominado por democratas e republicanos, e que o novo partido pretende “devolver a liberdade” ao cidadão comum.

“Hoje, o Partido da América é formado para devolver sua liberdade”, escreveu Musk em seu perfil na rede X, citando uma enquete realizada com seus seguidores no Dia da Independência dos EUA, na qual a maioria apoiou a criação de uma nova legenda.

Estratégia política e ataque ao sistema

Musk disse que o partido não buscará disputar amplamente em 2026, mas concentrar esforços em pontos estratégicos do Congresso. Segundo o bilionário, o objetivo inicial será focar em duas ou três cadeiras no Senado e em até dez distritos da Câmara dos Deputados. “Dadas as margens legislativas extremamente apertadas, isso já seria suficiente para exercer o voto decisivo em leis polêmicas”, declarou.

O movimento visa influenciar diretamente as chamadas “midterms” — eleições legislativas e estaduais que ocorrem em 2026, quando serão escolhidos 33 senadores, todos os 435 deputados e governadores em 36 estados.

Trump reage e promete retaliação

Desde que  ideia foi anunciada por Musk, a resposta do presidente Donald Trump foi de confronto. Em entrevista, o republicano classificou a ideia como “ridícula” e criticou o ex-aliado.

O anúncio político de Musk não foi bem recebido por todos. A gestora Azoria Partners suspendeu o lançamento de um fundo vinculado à Tesla, alegando incertezas sobre o comprometimento do bilionário com suas funções empresariais. O CEO da Azoria, James Fishback, pediu que Musk esclareça suas intenções políticas.

Musk ainda não revelou detalhes sobre a estrutura do novo partido, seu lançamento oficial ou possíveis candidatos. No entanto, ele disse estar aberto a sugestões de seus seguidores e declarou que o processo de formação “será muito divertido”.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder