Desenvolvimento regional

Em sua primeira visita oficial após nomeação, chefe da Sudene se reúne com Elmano de Freitas

Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/09/2025 às 12:27 PM

Sudene2

Governador Elmano de Freitas recebeu em Fortaleza o novo superintendente da Sudene, Francisco Alexandre. Fotos: Governo do Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), recebeu, no Palácio da Abolição, o novo titular da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Francisco Alexandre, em reunião nessa quarta-feira (3).

Os gestores trataram de projetos estratégicos para o estado, com destaque para a Transnordestina, obra financiada com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Superintendência.

Elmano de Freitas foi o primeiro chefe do Executivo estadual a receber a visita de Francisco Alexandre após sua nomeação para a Superintendência e celebrou, em suas redes sociais, a proximidade com a nova gestão da Sudene. 

“Foi um momento de diálogo sobre projetos estratégicos para o Ceará. Entre os temas, tratamos sobre investimentos ligados à Transnordestina, uma obra fundamental para fortalecer a logística, a economia e a geração de oportunidades em nosso estado e em todo o Nordeste. Seguiremos trabalhando juntos para garantir que grandes projetos se transformem em desenvolvimento real para os cearenses”, garantiu. 

Também foram debatidos projetos de energia renovável em negociação para se instalarem no território cearense.

Para o superintendente da Sudene, o encontro representou “uma reunião de aproximação com o objetivo de atrair mais investimentos e obras estruturantes para a Região”, com foco no trabalho conjunto para “promover o desenvolvimento sustentável”.

Sudene1

Dentre os temas da reunião, a conclusão da Ferrovia Transnordestina. 

Novo comando

Francisco Ferreira Alexandre é natural de Bom Conselho (PE) e foi nomeado para a gestão da Sudene em agosto. Executivo com ampla experiência no setor financeiro e empresarial brasileiro, Francisco é formado em Engenharia e Direito, com especializações por várias instituições, incluindo a London School of Economics (LSE).

Na posse, o gestor afirmou que pretende realizar “um mandato de continuidade e atuar em defesa dos interesses do Nordeste e de Pernambuco”. Segundo ele, as prioridades de sua gestão serão a atração de investimentos estratégicos, as políticas de desenvolvimento regional e as obras estruturais, como a Transnordestina.

Sudene

Vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com sede em Recife (PE), é uma autarquia federal especial, com autonomia administrativa e financeira.

Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável por meio do planejamento regional, do fomento ao setor produtivo, do estímulo à inovação e da integração de diferentes atores públicos e privados.

Para viabilizar suas ações, conta com instrumentos como o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o FDNE, além de incentivos fiscais destinados a empreendimentos localizados em sua área de atuação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder