Produção Brasileira

Em Washington, Ronaldo Caiado participa de encontro internacional sobre minerais críticos

Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/02/2026 às 12:20 AM

Ronaldocaiado

Governador foi convidado pelo secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), participa nesta quarta-feira (4) de um encontro em Washington (DC) com o secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio. O encontro integra uma reunião ministerial internacional sobre minerais críticos e terras raras, com representantes de cerca de 20 países, incluindo membros do G7, União Europeia, Austrália, Reino Unido e Canadá.

O governo federal – segundo fontes do Itamaraty ouvidas pelo R7 Planalto – também foi convidado para a reunião, mas o ministro Mauro Vieira deve enviar um representante. No ano passado, um encontro semelhante gerou mal-estar diplomático após a exclusão de autoridades federais, episódio criticado pelo presidente Lula (PT), que afirmou à época que “isso [minerais críticos] é nosso, é do povo brasileiro”.

Representação nacional

Atualmente, a única mina de terras raras em operação no Brasil está em Minaçu, no norte de Goiás, explorada pela Serra Verde Pesquisa e Mineração. O estado concentra cerca de 25% das reservas conhecidas do país, que possui a terceira maior reserva mundial desses minerais, atrás apenas de China e Vietnã.

Em 2025, Ronaldo Caiado sancionou a lei que criou a Autoridade Estadual de Minerais Críticos (Amic) e o Fundo Estadual de Desenvolvimento dos Minerais Críticos (FEDMC), voltados ao fortalecimento do setor. Esses insumos são estratégicos para a produção de veículos elétricos, turbinas eólicas e sistemas de armazenamento de energia.

Corrida eleitoral

A agenda do governador goiano ocorre em meio às articulações da pré-campanha presidencial e à disputa interna no PSD partido ao qual se filiou recentemente – que também envolve os governadores Ratinho Júnior (PR) e Eduardo Leite (RS).

Paralelamente, Caiado tem investido em anúncios pagos nas redes sociais para ampliar sua projeção nacional. Na última semana, de acordo com dados obtidos pela Veja, gastou R$ 18 mil em 65 anúncios, com foco em segurança pública e discurso de linha dura contra o PT.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder