Desincompatibilização eleitoral

Equipe do Governo estadual passará por alterações visando o pleito de 2026

Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/12/2025 às 3:37 PM

Informação foi confirmada pelo governador Elmano nesta segunda, 15. Foto: Portal IN

O governador Elmano de Freitas (PT) confirmou, nesta segunda-feira (15), em entrevista ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, que promoverá mudanças no secretariado do Governo do Ceará até o fim de março de 2026. A decisão ocorre porque parte dos auxiliares pretende disputar as eleições do próximo ano.

A previsão é de que, pelo menos, 10 secretários e dirigentes de órgãos estaduais deixem a gestão para cumprir o prazo legal de desincompatibilização, que é de seis meses antes do pleito.

Elmano afirmou que os substitutos deverão ser escolhidos entre integrantes da própria equipe. “O mais provável é que fique como secretário, respondendo pela pasta, quem já é da equipe. É o momento de entregar”, afirmou. O governador acrescentou que “não é hora de fazer muita inovação”. 

A última grande mudança no secretariado ocorreu em dezembro de 2024, quando 13 auxiliares foram remanejados ou substituídos, marcando uma nova fase da gestão.

Nomes em questão

Entre os citados como possíveis candidatos em 2026 estão:

Jade Romero, vice-governadora, que deve concorrer à deputada federalChagas Vieira, secretário-chefe da Casa Civil, cotado para uma vaga no Senado; e Eduardo Bismarck (Turismo), que tentará a reeleição à Câmara Federal. 

O maior número de possíveis candidaturas, porém, se direciona ao legislativo estadual:

Luisa Cela (Cultura), Zezinho Albuquerque (Cidades), Fernando Santana (Recursos Hídricos), Eliana Estrela (Educação), Lia Gomes (Mulheres), Oriel Nunes (Pesca e Aquicultura), Moisés Braz (Desenvolvimento Agrário), Acrísio Sena (Instituto Centec), Waldemir Catanho (Detran) e Erich Douglas (Proteção Animal).

Há ainda a possibilidade de saída do secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder