Alimentação Escolar
Escola indígena em Aquiraz recebe visita de Janja da Silva e de Camilo Santana
Por Oceli Lopes - Em 26/05/2025 às 11:31 PM

Lia de Freitas e Janja da Silva. Foto: Hiane Braun/Gov.CE
Após serem recepcionados pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, visitaram, nesta segunda-feira, 26, a instituição Tapera das Artes e a Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza.
A visita integra a agenda de preparação para o evento da Coalizão Global para Alimentação Escolar, que será sediado nos dias 18 e 19 de setembro deste ano, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Janja é a embaixadora da Alimentação Escolar do Brasil.
A Escola Indígena Jenipapo-Kanindé faz parte da rede coordenada pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). “Essa vai ser uma das escolas que vamos trazer representantes de 108 países para visitar. É o maior evento do mundo de alimentação escolar. Estamos hoje com a representante do Programa Mundial de Alimentos, para uma visita técnica”, detalhou a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.
Na comitiva também estavam a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas; as secretárias estaduais Eliana Estrela, da Educação; Luisa Cela, da Cultura; Juliana Alves, dos Povos Indígenas; o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves; a primeira-dama de Aquiraz e vereadora de Fortaleza, Carla Ibiapina; entre outras autoridades.
Receptividade
No território do povo Jenipapo-Kanindé, entre dunas brancas, cajueiros e a Lagoa Encantada, a comitiva foi recebida com cantos e danças pela comunidade e pela cacique Pequena (Maria de Lourdes da Conceição Alves), a primeira mulher cacique do Ceará e mestre da Cultura Indígena.
Ao todo, o Ceará conta com 44 escolas indígenas, as quais ofertam todos os níveis e etapas da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e modalidades Educação de Jovens e Adultos e educação especial). As escolas beneficiam 8.562 estudantes, contemplando as populações de 14 etnias, distribuídas em 16 municípios.
Tapera das Artes

Janja da Silva e Camilo Santana. Foto: Hiane Braun/Gov.CE
Antes da visita à escola indígena, o ministro e a primeira-dama, acompanhados do governador Elmano de Freitas e outras autoridades, estiveram na Tapera das Artes, uma instituição sem fins lucrativos que há mais de 40 anos desenvolve, em Aquiraz, ações pedagógicas com crianças e adolescentes. A música é o fio condutor para o aprendizado e desenvolvimento da cidadania.
“Receber o ministro Camilo, a primeira-dama do Brasil, o nosso governador, chancela a seriedade do nosso trabalho, nos impulsiona a fazer mais, a querer transformar a cultura, a arte, em ferramenta de democratização, de acesso, mas sobretudo de inclusão e sustentabilidade para um mundo, um país, um Ceará mais justo”, completou a ex-prefeita, Ritelza Cabral, fundadora e membro do Conselho Consultivo da Tapera das Artes.
Com informações do Gov.CE.
Mais notícias
ATENDIMENTO A CLIENTES




























