revitalização

Evandro anuncia ampliação de capacidade do IJF com novos leitos de UTI e enfermaria

Por Aflaudisio Dantas - Em 28/07/2025 às 2:59 PM

Júnior Castro, Evandro E Cristiane Leitão

Prefeito também anunciou implantação de programa de atendimento médico em domicílio Foto: Douglas Filho/Portal IN

A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta segunda-feira (28), que o Instituto Doutor José Frota (IJF) receberá uma requalificação estrutural significativa, com 30 leitos de UTI e 36 leitos de enfermaria reativados, totalizando mais de 60 unidades novas. A expectativa é que essa entrega ocorra na próxima quinta-feira, dia 31.

O anúncio foi feito durante o lançamento do programa “Saúde que Cuida Fortaleza”, evento realizado no auditório do Paço Municipal. Essa iniciativa integra o plano mais amplo chamado Fortaleza Inclusiva, que reúne ações estratégicas da administração municipal para reforçar o setor de saúde, com foco em infraestrutura, recursos humanos e ampliação da cobertura assistencial.

Com os novos leitos, o IJF reforça sua capacidade de atendimento, especialmente em casos de urgência e emergência. A instituição já é reconhecida como referência na região em trauma, lesões vascular, queimaduras e intoxicações. Atualmente, conta com mais de 460 leitos e múltiplas especialidades funcionando 24 horas .

Evandro ressaltou que o fluxo de pacientes tem sido marcado por sobrecarga: relatos apontam ocupação de corredores e uso de macas improvisadas como alternativa para abrigar pacientes em situação grave.

Outros equipamentos de saúde

Além da intervenção no IJF, o programa “Saúde que Cuida Fortaleza” prevê reformas em outras unidades municipais. Está prevista a revitalização do Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado no Conjunto Ceará, incluindo a ampliação do setor materno-infantil. A previsão é que, ao término das obras, sejam habilitados dez novos leitos de UTI e 144 leitos de enfermaria, com conclusão planejada até janeiro de 2026.

Essas ações contemplam também a expansão do Programa Melhor em Casa, serviço de atendimento domiciliar do SUS. O gestor municipal anunciou que o atendimento será estendido das 19h até às 21h, além da contratação de novos profissionais, aquisição de equipamentos e melhorias estruturais nas unidades de saúde municipais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder