acolhimento
Evandro anuncia reforma de 16 CAPS e ampliação da rede de saúde mental
Por Aflaudisio Dantas - Em 28/07/2025 às 4:03 PM

Prefeito também anunciou a ampliação de leitos do IJF Foto: Beatriz Boblitz
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) anunciou pacote de investimentos em saúde pública por meio do programa Saúde que Cuida. Uma das principais frentes de atuação será a reforma de 16 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da capital.
A ação integra um esforço maior de reestruturação física da rede municipal de saúde, que contempla 87 postos de saúde e diversas outras unidades especializadas. Os centros passarão por obras de melhoria nas estruturas físicas, incluindo adequações de acessibilidade, modernização de espaços terapêuticos, ambientes de convivência e reforço na segurança e funcionalidade dos prédios.
Além da requalificação física, uma das unidades passará a funcionar em regime 24 horas, ampliando significativamente a capacidade de atendimento de casos mais complexos e situações de urgência. Também está prevista a criação de um novo CAPS infantil, voltado ao cuidado de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, reforçando a atenção especializada desde a infância. Mais cedo, o prefeito já havia anunciado a ampliação de leitos de UTI e enfermaria do Hospital Instituto Dr. José Frota.
As reformas vêm acompanhadas da contratação de 256 novos profissionais, incluindo psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros, todos destinados ao fortalecimento da RAPS. Essa medida busca garantir equipes multidisciplinares mais robustas e preparadas para acolher, tratar e acompanhar os usuários com transtornos mentais ou em situações de sofrimento psíquico, em consonância com os princípios da atenção psicossocial humanizada e comunitária.
Mais notícias
COMPROMISSO AMBIENTAL




























