planejamento urbano

Evandro firma parceria com a UFC para ações ambientais e urbanização sustentável

Por Aflaudisio Dantas - Em 01/07/2025 às 5:44 PM

Evandro Fortaleza Ufc

A parceria firmada com a UFC prevê mapeamento de áreas sensíveis para intervenção em auxílio de pessoas em situação de vulnerabilidade Foto: Beatriz Boblitz

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), firmou nesta terça-feira (1º) acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com foco em ações ambientais e de planejamento urbano sustentável. O termo assinado prevê a realização conjunta de mapeamento das áreas verdes da cidade, estudos sobre habitação e projetos voltados à urbanização de forma mais equilibrada e inclusiva.

Durante a cerimônia, realizada na sede da Prefeitura, Evandro destacou a relevância da parceria com a comunidade acadêmica. “A UFC tem um saber técnico e institucional imenso, com profissionais altamente capacitados. Tenho certeza de que essa expertise pode contribuir muito para tornarmos Fortaleza uma cidade mais feliz, mais sustentável e mais atenta às necessidades da população, especialmente àquelas pessoas que muitas vezes são invisibilizadas pela gestão pública tradicional”, afirmou o prefeito.

Entre as frentes de atuação previstas na parceria, estão o levantamento detalhado das áreas verdes de Fortaleza e a realização de um diagnóstico aprofundado dos assentamentos precários, incluindo ocupações irregulares. A partir desses estudos, a Prefeitura pretende planejar intervenções que garantam mais dignidade e qualidade de vida às comunidades vulneráveis da capital.

O reitor da UFC, Custódio Almeida, celebrou a iniciativa e reafirmou o compromisso da Universidade com o desenvolvimento da cidade. “Estamos colocando à disposição da Prefeitura de Fortaleza todo o nosso aparato científico nas áreas de manejo de áreas verdes, recursos hídricos, limpeza de lagoas e açudes. O acordo de cooperação assinado hoje representa uma mudança significativa: é a formalização de uma parceria sólida entre a UFC e a Prefeitura, por meio da Seuma e da Secretaria de Meio Ambiente da UFC. Colocamos à disposição um verdadeiro exército de cientistas, professores e estudantes para contribuir com a melhoria da cidade”, afirmou o reitor.

João Vicente, secretário municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, reforçou a importância da integração entre diferentes setores para o avanço da agenda ambiental. “Quando assumimos a gestão ambiental em janeiro, ficou claro que seria necessário firmar parcerias estratégicas. Buscamos o apoio de empresários, do terceiro setor e da academia por entendermos que é um privilégio contar com diferentes saberes e experiências. Nenhuma política pública se sustenta sozinha: ela precisa do envolvimento da população, da produção de conhecimento e da colaboração entre setores”, destacou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder