Políticas públicas
Evandro Leitão anuncia concurso público e melhorias na rede de Assistência Social
Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/08/2025 às 5:16 PM

Prefeito Evandro Leitão e outras autoridades em anúncio de ações para Assistência Social. Foto: Beatriz Boblitz/PMFor
A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta segunda-feira (25), um amplo pacote de reestruturação da Rede de Assistência Social de Fortaleza, que contempla 39 equipamentos. Do total, 33 unidades serão requalificadas e outras seis serão construídas.
Durante o lançamento, que contou com a presença de várias autoridades, incluindo o deputado federal André Figueiredo (PDT), o prefeito Evandro Leitão destacou que, com ações como essas, a gestão está comprometida em descentralizar os serviços públicos.
Na ocasião, ele também mencionou as tratativas para realizar um concurso público na área de Assistência Social, visto que o último aconteceu em 2004.
Evandro afirmou, ainda, que o trabalho da gestão se volta “intensamente para lançar luz sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade, para proporcionar mais dignidade”. “Não adianta ter o maior PIB do Nordeste se as políticas públicas não alcançam a todos e se há tanta concentração de renda. Por isso, precisamos transformar essa realidade e melhorar as condições de vida da população”, enfatizou.
Ações previstas
O pacote prevê a reforma de 22 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), quatro Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), três Centros de Cidadania dos Direitos Humanos (CCDH), além de um Centro Pop, um abrigo institucional para homens em situação de rua, um serviço de acolhimento para mulheres e famílias em situação de rua e outro para crianças.
Já entre os novos equipamentos, estão dois Cras, o Centro Dia Idoso Conjunto Palmeiras, a Casa da Igualdade Racial e a ampliação do Centro de Referência LGBTQIA+ Janaína Dutra.
As obras serão executadas em três etapas: a primeira, já iniciada, inclui 17 equipamentos; a segunda começará em novembro de 2025; e a terceira em março de 2026.
Trabalho conjunto
Presente à cerimônia, a vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, ressaltou que a situação encontrada pela gestão demandava medidas urgentes.
“O diagnóstico que fizemos no início da gestão era muito ruim. Eu tive a oportunidade de coordenar a transição e, naquele momento, havia dez equipamentos fora de funcionamento, além de ordem de despejo para alguns deles. Tendo em vista isso, fizemos um relatório junto à Defesa Civil e à Infraestrutura (Seinf) para iniciar essas intervenções e permitir um acolhimento adequado para cada um desses equipamentos”, completou Gabriella.
As iniciativas da Prefeitura contam com o apoio de outros órgãos e entidades, dentre eles a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
De acordo com o vereador Leo Couto, presidente da CMFor, os esforços conjuntos querem reduzir as desigualdades e dar a Fortaleza “uma das maiores políticas públicas de assistência”. “Além desse pacote, o prefeito Evandro deverá entregar 3 mil moradias até 2026, além de ter enviado duas mensagens para a Câmara: uma disponibilizando 5% das novas moradias para pessoas em situação de rua e outra disponibilizando 5% das vagas em prestadoras de serviços para a Prefeitura de Fortaleza para pessoas em vulnerabilidade”, informou Couto.
Mais notícias
Registro Natalino



























