Lazer e convivência

Evandro Leitão diz que a Prefeitura vai reformar todas as praças de Fortaleza

Por Oceli Lopes - Em 13/05/2025 às 11:17 PM

Evandro Leitão, Nossa Senhora De Fatima, Foto Beatriz Boblitz

Prefeito Evandro entrega a Praça Pio IX reformada e a estátua de N. S. de Fátima restaurada ao lado da primeira-dama, Cristiane, da Vice Gabriella Aguiar, da primeira-dama do Estado, Lia Freitas, e do Padre Ivan. Foto Beatriz Boblitz/PMF

A Prefeitura de Fortaleza vai fazer todas as intervenções necessárias para que as mais de 150 praças da Capital ofereçam conforto e qualidade de lazer à população. A promessa é do prefeito Evandro Leitão (PT) feita ao entregar, na noite de segunda-feira, 12, a reforma da estátua de Nossa Senhora de Fátima e a Praça Pio IX, em frente ao Santuário de Fátima na Avenida 13 de Maio.

“Para além da sensação de segurança que proporciona, a reforma de uma praça é um acolhimento que a gente dá às famílias, e a garantia de pontos de encontro e convivência para pessoas de todas as idades. Esta praça e a estátua têm um simbolismo muito forte, e elas estavam precisando de cuidados. Nós temos mais de 150 praças em Fortaleza. Vamos fazer todas as intervenções necessárias para que elas ofereçam conforto e qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito.

Destacando a importância dos espaços públicos para o bem-estar da população, o prefeito Evandro Leitão celebrou a entrega do equipamento e garantiu que todas as praças da cidade serão bem cuidadas durante a gestão, com a realização das reformas que forem necessárias.

Ocupar a cidade

A vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD) reforçou o compromisso da gestão de cuidar dos espaços públicos da cidade. “É muito importante que a gente vá cada vez mais ocupando a cidade, vivendo a cidade. Isso inclui, sim, cuidar de tudo que é público, em especial em locais como esse, em que há oração, fé e bem-estar.”

A estátua de Nossa Senhora, um dos principais símbolos afetivos do Bairro de Fátima, passou por um processo de recuperação com reforço da estrutura interna, a recuperação de danos causados por intempéries — como rachaduras, reboco e gesso, tanto na parte interna quanto externa —, além da aplicação de uma capa de resina para impermeabilização e a pintura completa da imagem.

Já a Praça Pio IX recebeu manutenção do piso, bancos, lixeiras, brinquedos do parquinho e da academia ao ar livre. A quadra esportiva teve toda a tela substituída, e as tabelas de basquete e traves foram recuperadas, recebendo redes novas. O espaço ganhou, ainda, novas rampas de acessibilidade, piso tátil e corrimões, garantindo inclusão e segurança para todos os frequentadores.

Com cerca de 15 metros de altura e inaugurada em 2007, a estátua de Nossa Senhora de Fátima completa 17 anos neste ano de 2025. Além da segurança dos pedestres que circulam pela região, a entrega da obra reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos espaços públicos e da fé popular, especialmente em um dos locais mais simbólicos de devoção em Fortaleza.

Lugar de devoção

Segundo o Padre Ivan Sousa, pároco da igreja Nossa Senhora de Fátima, a reforma da estátua e da praça contribui para a concretização do objetivo de que o espaço proporcione serenidade, tranquilidade para os fortalezenses, além de ser um local de oração.

“Aqui é um lugar de devoção. As pessoas que passam pela praça têm um momento de oração, e elas querem rezar, querem acender as suas velas, querem pagar as suas promessas, então restaurar essa imagem é devolver essa graça às pessoas que aqui estão, e às pessoas de fé”, disse.

Com informações da PMF.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder