Gestão municipal
Evandro Leitão inaugura reforma do IJF e confirma investimentos de R$ 20 milhões em hospitais de Fortaleza
Por Julia Fernandes Fraga - Em 12/11/2025 às 4:43 PM

Entrega da obra ocorreu nesta quarta, 12. Fotos: PMFor
O prefeito Evandro Leitão (PT) entregou, nesta quarta-feira (12), a reforma da Unidade 12 do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), que agora conta com mais 27 leitos de enfermaria.
Além dessa intervenção, que integra o processo de modernização da rede hospitalar da capital, o gestor municipal anunciou novas obras nos hospitais Frotinhas da Parangaba e do Antônio Bezerra, e Gonzaguinha da Barra do Ceará.
“Serão três hospitais que contarão com um investimento de mais de R$ 20 milhões. Atualmente, contando com a Santa Casa, que assumimos neste ano, temos 11 hospitais e estamos promovendo uma reestruturação completa da rede”, garantiu Evandro.
O prefeito ressaltou, ainda, que as melhorias atingem diferentes níveis de atendimento, incluindo a atenção básica, com reformas nos postos de saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps); convocação de profissionais aprovados em concurso público e entrega do Centro de Diagnóstico e do Espaço Girassol.
A secretária estadual da Saúde, Tânia Mara, presente à cerimônia, ressaltou a parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, com foco na descentralização do atendimento. Já a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, lembrou que a reforma da Unidade 12 era esperada há anos e representa um ganho em conforto e dignidade para pacientes e profissionais.
Evandro Leitão anuncia testes de faixa exclusiva para motos em avenidas de Fortaleza
1ª faixa para motos instalada
Também nesta quarta-feira (12), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) concluiu a instalação da primeira Faixa Azul para motocicletas em Fortaleza. A medida, autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), será acompanhada por ações educativas voltadas à segurança viária.

Faixa Azul instalada na Av. Humberto Monte, em Fortaleza
Com 1,6 km de extensão e largura mínima de 1,10 m, a motofaixa foi implantada na Avenida Humberto Monte, entre as ruas José de Pontes e Rio Grande do Sul. O espaço é de uso preferencial, e não obrigatório, para motociclistas.
De acordo com o superintendente da AMC, Sérgio Costa, “Fortaleza tem buscado soluções inovadoras para contemplar todos os modais de transporte”. “A motofaixa é uma medida que visa organizar o espaço compartilhado entre motos e automóveis, reduzindo riscos e promovendo maior fluidez”, afirmou.
A escolha da via levou em conta critérios técnicos, como registros de sinistros e presença de ciclovia. O projeto será monitorado durante o período experimental, e os resultados poderão embasar expansões para outras áreas da cidade.
Mais notícias
Segurança informacional




























